A77 Dengue E Outras Doencas Virais Ne
Mostrando 1-12 de 33 artigos, teses e dissertações.
-
1. Qual é a diferença dos sintomas da dengue e da febre amarela?
Inicialmente, os sinais e sintomas da dengue e da febre amarela são muito semelhantes. Ambas podem cursar com dor de cabeça, febre alta, dor no corpo, cansaço, náuseas e vômitos. Manifestações hemorrágicas (sangramento gengival, petéquias, etc) também podem ocorrer tanto na dengue como na febre amarela.
Na dengue, geralmente destaca-se a f
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023
-
2. Com quanto tempo de evolução da doença, em caso de suspeita de dengue, está indicada a solicitação de sorologia?
A partir do sexto dia do início dos sintomas, faz-se a sorologia pelo Método Enzyme-linked Immunosorbent Assay ( Elisa); detecção de antígenos virais: NS1, isolamento viral, RT-PCR e imunohistoquímica. Devem ser solicitados até o quinto dia do início dos sintomas.
Se positivos confirmam o caso; se negativos, uma nova amostra para sorologia I
Núcleo de Telessaúde Sergipe. Publicado em: 12/06/2023
-
3. Como identificar os sinais e sintomas da dengue para orientar a população?
O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquitos.
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum.
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023
-
4. Qual importância da hidratação para os casos com arboviroses, mesmo que não apresentem diarreia e vômito?
A Hidratação é recomendada para pacientes com suspeita de Dengue, Chikungunya e Zika (arboviroses) com a finalidade de prevenir o surgimento de desidratação e ajudar na recuperação do paciente. As infecções causadas pelas arboviroses provocam uma resposta inflamatória no organismo que pode levar ao aparecimento de sinais e sintomas como febre, d
Núcleo de Telessaúde NUTES PE. Publicado em: 12/06/2023
-
5. Gestantes que apresentam sintomas de dengue podem desenvolver erisipela?
A Erisipela é de etiologia bacteriana e consiste de um processo infeccioso da pele, no qual atinge o tecido celular e se dissemina pelos vasos linfáticos do organismo infectado. Apesar de poder ocorrer em pessoas de qualquer idade, a erisipela é mais comum em portadores de diabetes, obesos e nos portadores de deficiência da circulação das veias dos
Núcleo de Telessaúde NUTES PE. Publicado em: 12/06/2023
-
6. Qual é a diferença da febre amarela silvestre para a urbana?
Tanto a febre amarela urbana (FAU) como a febre amarela silvestre (FAS) são provocadas pelo mesmo vírus – vírus da “febre amarela” e provocam a mesma doença. A única diferença se dá pelo vetor de transmissão.
A FAS é trasmitida pela picada de mosquitos do gênero Haemagogus infectados, que têm hábitos eminentemente silvestres (vivem
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023
-
7. Como proceder diante de uma gestante com suspeita de dengue?
A dengue se constitui em uma doença de grande incidência em países tropicais. No mundo, é estimada a ocorrência de aproximadamente 100 milhões de casos por ano. O diagnóstico precoce poderá se basear em dados epidemiológicos, evitando que haja evolução sem vigilância e abordagem adequada.
Sobre a dengue na gestação, deve-se ficar basta
Núcleo de Telessaúde NUTES PE. Publicado em: 12/06/2023
-
8. O que o Agente Comunitário de Saúde deve saber sobre Febre Amarela?
É uma doença causada pelo “vírus da febre amarela”. Sua transmissão se dá por meio da picada de determinados tipos de mosquito infectados pelo vírus. No Brasil mosquitos infectados só estão presentes em florestas de determinadas regiões do Brasil. No Rio Grande do Sul, mais de 100 municípios das regiões norte e noroeste do estado são consi
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023
-
9. Qual a especificidade e sensibilidade do teste rápido da dengue e que tipos existem?
Existem alguns exames laboratoriais que podem ser utilizados para confirmar o diagnóstico de dengue. No entanto, quando uma região está passando por uma epidemia de dengue, o diagnóstico pode ser feito apenas pela sintomatologia (este critério dependerá de orientações da vigilância sanitária local) e dados epidemiológicos locais.
Dentre o
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023
-
10. Qual o manejo recomendado para pacientes expostos ao vírus da raiva?
Segue em anexo a 7ª edição revisada do Guia de Bolso de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Ministério da Saúde, de 2008. O capítulo sobre raiva encontra-se na página 289. Reproduzimos abaixo a tabela com as condutas conforme a exposição:
1 É preciso avaliar, sempre, os hábitos e cuidados recebidos pelo cão e gato. Podem ser dispensa
. Publicado em: 12/06/2023
-
11. Como é realizado o diagnóstico de dengue?
O diagnóstico de dengue deve ser pensado em termos de manifestações clínicas que levarão à suspeição do caso e após, confirmação laboratorial. A definição de
engloba a presença de febre com duração máxima de 7 dias (presente na grande maioria dos pacientes, geralmente > 38
C), acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sin
Núcleo de Telessaúde HC UFMG. Publicado em: 12/06/2023
-
12. O que pode ser abordado sobre a febre Chikungunya?
Várias abordagens podem ser feitas com a população no sentido de disseminar o conhecimento sobre essa doença, que vem se mostrando expressiva no Brasil a partir desse ano diante dos casos importados e daqueles contraídos dentro do próprio território nacional.
A Chikungunya é uma doença de natureza febril infecciosa, causada por um vírus do
Núcleo de Telessaúde NUTES PE. Publicado em: 12/06/2023