African Brazilian Cults
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1. DAI-ME AGÔ (LICENÇA) PARA FALAR DE SABERES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA NO ENSINO DE QUÍMICA
This paper presents the results of a participant research. We represent the science class-room as conditioned by the heterogeneity of the identities constituting it from positions that are defined and legitimized by our social structure. We present a pedagogical intervention (PI) entitled “Traditional knowledge of African-matrix peoples and communities”.
Quím. Nova. Publicado em: 18/07/2019
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2. Umbanda e quimbanda: alternativa negra à moral branca
Resumo A quimbanda, modalidade de culto afro-brasileiro habitualmente apresentada como mera inversão ético-moral da umbanda, preservou-se em rituais com entidades espirituais que supostamente contestam ou invertem a ordem moral vigente. Neste estudo acompanharam-se esses rituais e coletaram-se depoimentos de sacerdotes em comunidades religiosas afro-brasil
Psicol. USP. Publicado em: 10/07/2019
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3. A travessia atlântica de árvores sagradas: estudos de paisagem e arqueologia em área de remanescente de quilombo em Vila Bela/MT / Atlantic crossing of secred tress: landscape and archaeology studies ina Quilombo holdover at Vila Bela
A pesquisa empírica desta dissertação foi realizada junto à comunidade do Boqueirão, em Vila Bela da Santíssima Trindade/MT, no contexto sistêmico e arqueológico, entre 2008 e 2011. Através dela, procuramos interpretar processos culturais nessa área remanescente de quilombo, relacionados a elementos da paisagem, em especial as árvores. De um lado,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/06/2012
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4. Vestidos de realeza : contribuições centro-africanas no Candomblé de Joãozinho da Goméia (1937-1967) / Royal dresses : central african contributions to Joãozinho da Goméia s Candomblé
O Candomblé é uma religião cujos sentidos, ações rituais e cosmologia possuem vínculos com várias tradições religiosas do oeste e centro da África, e divide-se em subgrupos que se autodenominam nações: Ketu (ou Nagô), Jeje e Angola, entre outras. Os estudos sobre essa religiosidade privilegiaram, desde o seu início, o culto de origem nagô, que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
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5. Do terreiro ao púlpito - apropriação e ressignificação de elementos de crença das religiões afro-brasileiras pela liderança da Igreja Universal do Reino de Deus (1977-2010)
Com o objetivo de contribuir com as pesquisas no campo da história das religiões e religiosidades, esse trabalho apresenta um estudo de análise das apropriações e ressignificações de crenças e práticas das religiões afro-brasileiras pela liderança da Igreja Universal do Reino de Deus (1977-2010), com especial atenção à simbiose ritualística qu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/02/2010
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6. Olúdándè : estudo da normatização na estrutura de poder das casas-matrizes Iorubás, no Recife e em Salvador
Esta dissertação se propõe analisar a normatização da estrutura de poder das casas-matrizes iorubás, buscando elementos no complexo processo histórico do grupo iorubá no cenário afro-brasileiro e nas práticas do sistema político-social no continente africano. Este estudo objetivou apontar possíveis contornos entre o arcabouço que delineia a soci
Publicado em: 2010
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7. As práticas de poder nas igrejas-base da diocese de Apucarana (1968-1982)
O objetivo desse trabalho é demonstrar como o exercício do poder episcopal moldou as comunidades eclesiais de base na diocese de Apucarana. A partir de meados da década de 1960 observa-se, na América Latina, o surgimento de comunidades eclesiais de base no catolicismo. Esse fato histórico está relacionado à renovação que se observava na Igreja cató
Publicado em: 2010
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8. Maracatu Nação, uma corte sagrada afro-brasileira: um estudo sobre a transição religiosa na trajetória da figura do rei do Congo em Pernambuco
Este trabalho centra-se na importância da figura do rei do Congo, que têm, neste enfoque específico, sua origem na instituição sociopolítica africana no Reino do Congo, já existente na África, pela constituição de reinos ou impérios, antes da chegada dos portugueses, sendo a figura deste rei introduzida na metrópole portuguesa, por volta do sécu
Publicado em: 2009
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9. UM ALARIDO NEOPENTECOSTAL: TRANSVERSALIDADE E RESSIGNIFICAÇÃO NA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS
This research analyzed the symbolic goods of the deriving cults of the African and spirit religions that had been remeant by the Universal Church of the Kingdom of God, after to transgress existing symbolic borders between these religiosities, causing a great howl when it offering usually these goods in the sessions of unloads and in the meetings of release,
Publicado em: 2008