Analise Musical Musica Brasileira
Mostrando 1-12 de 144 artigos, teses e dissertações.
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1. O MANUSCRITO INÉDITO “SÍNCOPA” DE MÁRIO DE ANDRADE E SUA BIBLIOTECA
Resumo Imerso em um longo estudo sobre a cultura popular brasileira, o escritor Mário de Andrade publicava, em 1928, duas de suas obras mais lidas: Macunaíma - o herói sem nenhum caráter e o Ensaio sobre música brasileira. Na segunda, ao se aprofundar em uma das questões sobre a rítmica, promete a seus leitores um livro sobre seu ponto central: “a s
Sociol. Antropol.. Publicado em: 20/12/2019
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2. Itinerários de um mundo musical: a música de câmara brasileira nos concertos da Sonata (Portugal)
RESUMO Surgidas em um período de carência de atividade musical erudita em Portugal, as sociedades de concerto foram um importante instrumento de formação de público, socialização e di fusão de uma vasta produção, envolvendo agentes das mais diversas origens, formações, interesses e posições ideológicas. Tomamos em destaque neste artigo a Sonat
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 26/08/2019
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3. CANTO ORFEÔNICO E HISTÓRIA DA PEDAGOGIA MUSICAL: ANÁLISE DAS AULAS DE CANTO ORFEÔNICO DE JUDITH MORISSON ALMEIDA
Resumo Este texto tem como objetivo desenvolver um diálogo com a histórica da Pedagogia Musical brasileira, tanto na perspectiva da recuperação de momentos históricos determinantes, quanto na perspectiva interpretativa que se faz possível ao lançarmos mão da materialidade histórica da educação que, dentre outras possibilidades, pode ser encontrada
Hist. Educ.. Publicado em: 2016-08
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4. Fome, comida e bebida na música popular brasileira: um breve ensaio
O artigo reflete sobre como as temáticas fome, consumo de refrigerantes e consumo de feijão com arroz são enfocadas na música popular brasileira. Investigamos os anos de ditadura militar (1964-1985). O foco da análise é a chamada canção de protesto, gênero musical caracterizado por críticas estético-cultural, político-ideológica e social aos gov
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 2015-09
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5. Indeterminação na Expressão Anímica de Eunice Katunda: uma visão interpretativa
Este trabalho tem como principal objetivo verificar os elementos de indeterminação empregados por Eunice Katunda na sua peça para piano Expressão Anímica, composta em 1979, assim como estudar os procedimentos composicionais adotados pela compositora e contribuir com os estudos sobre a música brasileira do século XX. A partir de parâmetros musicais �
Per musi. Publicado em: 2015-06
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6. Benjamin Barreto da Silva Araújo um compositor brasileiro
Levantamento biográfico, organização e comentário crítico do repertório de canções de Benjamin Barreto da Silva Araújo (1902-1985), pianista, regente, arranjador, professor e compositor brasileiro que teve importante atuação na cena musical clássica e popular do Brasil. Musicou vários poemas de autores ligados ao movimento modernista, ficando su
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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7. Novena (1964) de Milton Nascimento e Márcio Borges: primórdios da síntese do Clube da Esquina
Análise de Novena, canção de 1964 que inaugurou a carreira de compositores da dupla do então cantor-instrumentista Milton Nascimento e do letrista Márcio Borges. O contexto histórico, especialmente a partir de depoimentos dos dois artistas (BORGES, 1996, 2010, 2012; NASCIMENTO, 1993, 1996, 2009, 2012; BORGES e NASCIMENTO, 2012a, 2012b, 2012c, 2012d, 20
Per musi. Publicado em: 2014-12
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8. Trajetória do canto cênico de Elis Regina
Estudo sobre o estilo de performance da cantora Elis Regina ao longo de sua carreira, com foco na integração entre as expressões musical e cênica. Discute as principais influências e desenvolvimentos no seu gestual a partir de depoimentos de diversos artistas, críticos e produtores musicais. Analisa sua concepção cênica em relação ao conteúdo da
Per musi. Publicado em: 2014-06
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9. Como se toca o baião: combinações de elementos musicais no repertório de Luiz Gonzaga
Este trabalho busca ilustrar e explicar combinações entre elementos musicais presentes na estilização do baião, operada pelo compositor, instrumentista e cantor Luiz Gonzaga (1912-1984) entre as décadas de 1940 e 1950. Tal apreciação crítica visa sua aplicação na interpretação, composição, arranjo, análise musical e improvisação, e pode con
Per musi. Publicado em: 2014-06
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10. Texto-música-imagem de Elis Regina: uma análise de Ladeira da Preguiça, de Gilberto Gil e Atrás da porta, de Chico Buarque e Francis Hime
Dois estudos de caso sobre a relação texto-música-imagem em performances com atmosferas diametralmente opostas de Elis Regina nas canções Ladeira da Preguiça, de Gilberto Gil e Atrás da porta, de Chico Buarque e Francis Hime. A partir de uma adaptação da correspondência música-movimento proposta por HAGA (2008), as análises de gravações de víd
Per musi. Publicado em: 2014-06
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11. Verbo fálico: sobre o erotismo divino na canção Sobre todas as coisas de Chico Buarque e Edu Lobo
Este artigo pretende realizar uma leitura interpretativa da canção Sobre todas as coisas, composta por Chico Buarque e Edu Lobo, gravada originalmente no LP O grande circo místico (1983). A partir da ideia de canção como espaço que conjuga os textos verbal (a letra) e musical (melodia, harmonia e ritmo), vistos em relação de mútua correspondência,
Per musi. Publicado em: 2014-06
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12. Hibridismo na música instrumental do Grupo Medusa: associação de gêneros musicais distintos em Pé no chão
Na década de 1980, o jazz fusion tinha grande repercussão internacional. Baseando-se na mistura das linguagens musicais do jazz com outros gêneros, o estilo incorporava construções harmônicas modais associadas ao uso da tecnologia a favor de uma busca a novos timbres. No Brasil, era visto como símbolo de modernidade e considerado como vanguarda musica
Per musi. Publicado em: 2013-12