Arquitetura Decada De 1960 Brasil
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1. Adolf Franz Heep: um arquiteto moderno
O objetivo desta pesquisa é analisar a produção arquitetônica de Franz Heep, à luz do desenvolvimento da cidade de São Paulo no pós guerra, financiado pelo capital cafeeiro e em parte pelo capital estrangeiro e a contribuição dos arquitetos imigrantes, auxiliando na construção da metrópole emergente entre 1945 e 1960. A motivação desta tese nã
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/02/2012
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2. Fayet, Araújo &Moojen : arquitetura moderna brasileira no sul - 1950 / 1970
A investigação aborda a manifestação da Arquitetura Moderna Brasileira no sul do país, através do exame aprofundado de projetos, obras exemplares e pensamento representativos de Carlos M. Fayet, Cláudio L. G. Araújo e Moacyr Moojen Marques, três arquitetos expressivos da geração descendente da vanguarda moderna na região. Do final dos anos 1940 a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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3. A passagem do planejamento urbano moderno ao contemporâneo em Goiânia: os Setores Bueno e Bela Vista nas décadas de 1990 e 2000
Esta pesquisa busca analisar a passagem do planejamento urbano de concepção moderna para o cotemporâneo, na cidade de Goiânia, a partir do estudo de dois bairros, os Setores Bueno e Bela Vista, localizados na região sul da cidade. Estes dois setores têm suas origens vinculadas ao projeto moderno da criação da cidade de Goiânia, que passou a ser a ca
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/08/2011
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4. A arquitetura do escritório Forte Gandolfi 1962-1973
A circulação de jovens arquitetos constituiu um vetor de expansão de novas idéias no Brasil em meados do século XX, o que impulsionou o aparecimento de importantes obras modernas. A partir da década de 1960 a capital do estado do Paraná, Curitiba, foi também permeada por arquitetos originários de várias regiões; com destaque para um grupo de egres
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2011
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5. Campus da Universidade Federal de Santa Maria : um testemunho, um fragmento / Campus of the Federal University of Santa Maria: a testimony, a fragment
Em 14 de dezembro de 1960, um importante fato marcaria a história do município de Santa Maria, interior do estado do Rio Grande do Sul, e do ensino superior brasileiro. É a fundação da primeira universidade em uma cidade sem o status de capital, a Universidade Federal de Santa Maria, uma instituição inicialmente conformada pela reunião das faculdades
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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6. The relationship between university and social movements in Latin America : social housing, agroecology and recovered factories / A relação universidade-movimentos sociais na America Latina : habitação popular, agroecologia e fabricas recuperadas
Este trabalho trata da relação da universidade pública com atores (e projetos políticos) externos, hoje percebida, de vários ângulos, como inadequada e demandando uma reorientação proveniente desses atores. Pretendeu-se descrever e articular, numa compreensão totalizante, a atuação, os limites, desafios e contradições presenciadas por alguns pes
Publicado em: 2010
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7. Antonio Maluf: concrete art in Sao Paulo modern architecture (1960/70) / Antonio Maluf: arte concreta na arquitetura moderna paulista (1960/70)
Essa dissertação de mestrado aborda a obra do artista plástico e designer Antonio Maluf e suas participações em projetos arquitetônicos. Adepto da arte concreta e a partir de seus conceitos e princípios, Maluf projetou murais, painéis, revestimentos, caracterização e beneficiamento de fachadas em parceria com arquitetos paulistas nas décadas de 19
Publicado em: 2009
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8. Curador e arquiteto em diálogo: os casos das Bienais Internacionais de Arte de São Paulo de 1981 e 1985 / Curator and architect in dialogue: the cases of the Bienal Internacional de Arte de Sao Paulo in 1981 and 1985
Esta dissertação tem como foco analisar, através de um viés crítico, o diálogo entre curadoria e arquitetura presenciado nas exposições de Arte Contemporânea, tomando como estudo de caso a Bienal Internacional de Arte de São Paulo, à luz de suas expografias. Dentro do amplo contexto das Bienais é estabelecido um recorte que compreende as primeira
Publicado em: 2009
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9. As salas de auto-atendimento bancário, os caixas eletrônicos e suas interfaces gráficas: a usabilidade, funcionalidade e acessibilidade / The remote banking rooms, the ATM machines and its graphic interfaces: usability, function ability and accessibility
A pesquisa pretende estudar as interfaces gráficas, o desenho dos caixas eletrônicos e a arquitetura das salas de auto-atendimento das instituições bancárias mais representativas no cenário nacional, de acordo com seus índices de faturamento anual, desde a criação do Banco Central do Brasil na década de 1960 e os primeiros indícios de uma automaç
Publicado em: 2008
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10. Modern architecture of the "S" schools in Sao Paulo: projecting for labor worker / Arquitetura moderna das escolas "S" paulistas, 1952-1968: projetar para a formação do trabalhador
A tese documenta e analisa a arquitetura das escolas paulistas dos três S, SENAI (Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial), SESC (Serviço Social do Comércio) e SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), concebidas de 1952 a 1968. Tem o propósito de ampliar a perspectiva de análise da arquitetura moderna brasileira, especialmente projetada
Publicado em: 2008
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11. Fachadas inclinadas da arquitetura moderna brasileira : uma caracterização formal com o uso da gramatica da forma / Sloping façade building in Brazilian modern architecture : characterization of a group with the use of shape grammars
Tradicionalmente, a historiografia da arquitetura moderna brasileira e internacional tem proposto diferentes maneiras de categorização, baseadas, sobretudo, em períodos, regiões, tipologias das edificações, influências externas, escolas e arquitetos. Esses tipos de categorização são encontrados, por exemplo, nas obras de Benévolo (1960), de Mindli
Publicado em: 2008
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12. Poetopos: cidade, código e criação errante
A tese verifica criações levadas a efeito por errantes em Belo Horizonte, que compõem linguagens em extrema oposição à linguagem pronunciada pela cidade. Rememore-se que a Capital de Minas foi constituída pelo Estado, a partir de rígidos códigos espaciais e estéticos, extraídos dos princípios positivistas de superação do Natural pela Ordem e pa
Publicado em: 2008