Arte Afro Brasileira
Mostrando 1-12 de 30 artigos, teses e dissertações.
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1. Pra nem morta ser calada: arte afro-brasileira como fortalecimento identitário entre estudantes de medicina
RESUMO Assolada pela violência e pela discriminação racial, a população negra integra os piores índices de vulnerabilidade à violência e indicadores de saúde. A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra reconhece o racismo enquanto central na produção de iniquidades, mas não é capaz de superar a influência das teorias eugênica
Saúde debate. Publicado em: 2021-06
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2. Livro didático, Educação e Relações Étnico-raciais: o estado da arte
RESUMO Este artigo apresenta os resultados do estudo realizado sobre o “Estado da arte” da produção acadêmica brasileira a respeito do livro didático e relações étnico-raciais. Baseando-se nessa metodologia, a pesquisa teve como universo de análise teses, dissertações e artigos publicados em períodicos na área da educação. Com essa pesquisa
Educ. rev.. Publicado em: 2018-06
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3. História da educação da população negra: o estado da arte sobre educação e relações étnico-raciais (2003-2014)
RESUMO Este artigo traz resultados da Pesquisa “Educação e Relações Étnico-Raciais: o Estado da Arte”, mais especificamente da Categoria “História da Educação da População Negra”. Foram selecionados e analisados 31 artigos publicados em periódicos brasileiros da área da educação (2003-2014). Para facilitar o entendimento do conjunto dos
Educ. rev.. Publicado em: 2018-06
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4. Vistas sobre arte africana no Brasil: lampejos na pista da autoria oculta de objetos afro-brasileiros em museus
RESUMO Examinando objetos relacionados aos antigos candomblés preservados em coleções, Marianno Carneiro da Cunha perfilou uma tradição estética nagô-iorubana criada no Brasil que tem sido considerada como uma das primeiras formulações da arte afro-brasileira, se não uma continuidade da arte africana no Brasil. Expandimos a amostragem enraizada nes
An. mus. paul.. Publicado em: 2017-08
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5. Capoeira, herdeira da diáspora negra do Atlântico: de arte criminalizada a instrumento de educação e cidadania
RESUMO O artigo apresenta a capoeira como uma expressão estética e de luta que remonta à ancestralidade afro-brasileira, capaz de transmitir, por meio do jogo e de suas músicas, os conteúdos negados da história e cultura do negro no Brasil. Enfatiza, não apenas a importância de seu reconhecimento como profissão, mas sua relevância histórica, cultu
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2015-12
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6. 10 anos da lei federal nº 10.639/2003 e a formação de professores: uma leitura de pesquisas científicas
Este estudo aborda a formação de professores com vistas à implementação do estudo da História e Cultura da África e Afro-brasileira, conforme dispõe a lei federal nº 10.639/2003 e as disposições correlatas. Faz parte de uma pesquisa mais ampla cuja opção metodológica ampara-se na abordagem defendida por Canen (2008). Nessa concepção, entende-
Educ. Pesqui.. Publicado em: 2014-06
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7. Pérolas negras – primeiros fios: experiências artísticas e culturais nos fluxos entre África e Brasil
Aborda as diversas ideias e realizações da arte, da história da arte e da cultura vinculadas às questões da africanidade e da afro-brasilidade, com cortes espaciais e temporais heterogêneos, resultando em uma abordagem de caráter multidisciplinar, com incursões na antropologia, na sociologia e em outras áreas do conhecimento humano. Em 42 ensaios, tece reflexões sobre o legado africano para a sociedade brasileira, observando aspectos como a religião, o artesanato e as representações da arte africana nos museus, além de outros tópicos.
Autor(es): Conduru, Roberto
EDUERJ. Publicado em: 2013
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8. Museus virtuais e a formaÃÃo de professores de artes visuais no contexto da lei 10.639/2003 / Virtual museums and visual arts teacher training in the context of the Law 10.639/2003
Esta dissertaÃÃo tem como objetivo analisar quatro museus virtuais com conteÃdos de arte afro-brasileira e/ou africana, bem como as propostas educativas desenvolvidas por essas instituiÃÃes nos seus respectivos sites, como possibilidades para a contribuiÃÃo na formaÃÃo dos professores de Artes Visuais. Pretende-se que este estudo colabore para a imp
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/09/2012
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9. Deusa, Sereia, Rainha do Mar: representações artísticas de Iemanjá / Goddess, mermaid, queen of the sea: artistic representations of Iemanja
A arte religiosa afro-brasileira resulta da miscigenação das culturas negra, ameríndia e européia através dos séculos. Diversas representações artísticas das divindades afro-brasileiras continuam a ser produzidas mesmo nos dias atuais com inúmeras imagens através de desenhos, objetos rituais, indumentária e esculturas, os quais são fontes de pes
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/07/2012
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10. Do canto da voz ao batuque da letra: a presença africana em narrativas orais inscritas no Brasil
A arte oral de contar histórias sempre fez parte da vida humana e, por muito tempo, foi uma atividade essencial das sociedades para garantir a manutenção de memórias e saberes transmitidos no tecido das narrativas. Um dos lugares onde essa arte se faz presente com vigor é a África. As expressões poéticas da tradição oral têm sido apontadas por mui
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/02/2012
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11. Capoeiras e valentões na história de São Paulo (1830-1930) / Capoeiras and bullies in the history of São Paulo (1830-1930)
Até meados do século XX, a capoeira teve seu potencial, enquanto registro de ações e vontades de africanos escravizados e seus descendentes, ignorado pelo estudo histórico. A partir de pesquisas específicas sobre tal manifestação, a historiografia sobre o tema avançou de maneira significativa. Primeiro, mais focada em dois estados conhecidos como po
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
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12. O Passado Negro : a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musicais / The Black Memory : the embodiment of black memory of Campinas through performances of musical legacies
A crescente proliferação de grupos performáticos, que, através de manifestações culturais, divulgam "passados", convencionalmente chamados de "tradições culturais", tem rendido estudos e debates no campo da etnomusicologia em todo o mundo. Partindo da etnografia de grupos de cultura popular afro-brasileira sediados na cidade de Campinas - São Paulo,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2011