Arte E Moral
Mostrando 1-12 de 89 artigos, teses e dissertações.
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1. “Nenhum sentimento para defender algo, para proteger algo”. De como, segundo Nietzsche, a estética não pode substituir o conhecimento
Resumo: O artigo se ocupa da relação entre arte (ou estética) e conhecimento na Lição inaugural, no Nascimento da tragédia e n’A genealogia da moral de Nietzsche. Seu propósito é o de mostrar que, nesses escritos, Nietzsche não propõe que a arte possa substituir o conhecimento, ou, muito menos, anulá-lo. Em vez disso, a estética desempenha um p
Cadernos Nietzsche. Publicado em: 2022
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2. Comentário a “O governo biopolítico do migrante de sobrevivência”
Resumo: O objetivo deste ensaio é resgatar as provocações, a lucidez e os impasses da consciência crítica demolidora de Ele, o personagem imoralista e cínico do diálogo O sobrinho de Rameau, de Denis Diderot, ressaltando dois aspectos da sua radicalidade filosófica e, sobretudo, ética: 1) tendo em mente o atual contexto histórico de trevas e perple
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2021-06
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3. Cicuta é para os otários ou a sedutora liberdade do sobrinho de Rameau
Resumo: O objetivo deste ensaio é resgatar as provocações, a lucidez e os impasses da consciência crítica demolidora de Ele, o personagem imoralista e cínico do diálogo O sobrinho de Rameau, de Denis Diderot, ressaltando dois aspectos da sua radicalidade filosófica e, sobretudo, ética: 1) tendo em mente o atual contexto histórico de trevas e perple
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2021-06
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4. VEJO, ENTENDO, AJO: UM SILOGISMO TENAZ NA COMUNICAÇÃO ESTÉTICA
RESUMO O fato de a arte ter sido e ser ainda vinculada a uma ideia moral consolida a crença histórica na sua capacidade de determinar (re)ações a partir das proposições que ela destina ao público. A arte, sobretudo na fase moderna e contemporânea, possuiria a força singular de afetar o espectador segundo um mecanismo de “gozo” que garantiria com
Kriterion. Publicado em: 2021-04
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5. Contribuição a uma reflexão sobre a moral negociada nos estudos da catástrofe-e-representação: arte e dor em Jean-Luc Godard
RESUMO O artigo elege a “juste image” de Godard para uma revisita crítica à tese da irrepresentabilidade da Shoah. Nesse caminho, faz o reconhecimento de uma arte da dor godardiana e da montagem em catástrofe aí envolvida para suspeitar dos argumentos, principalmente cinematográficos, que amparam a referida tese. Quer-se mostrar sua transigência em
Alea. Publicado em: 2020-12
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6. LITERATURA BRASILEIRA DE ESQUERDA
Resumo: A gênese e desenvolvimento da literatura de esquerda no Brasil está intimamente ligada aos obstáculos e dilemas encontrados durante a evolução do país, e também é inseparável de movimentos políticos internacionais e correntes intelectuais. Da abolição da escravatura e colapso do império, no século XIX ao estabelecimento e retorno da dit
Rev. Bras. Lit. Comp.. Publicado em: 2020-12
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7. Três variações sobre o amor na filosofia de Nietzsche
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar três aspectos do tema do amor na obra de Friedrich Nietzsche. Para tanto, parte de dois pressupostos: [1] o sentimento do amor deve ser entendido como parte do projeto de crítica à metafísica e aos idealismos presentes na moral, na religião e na arte; e como consequência, [2] como crítica às noçõ
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2020-12
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8. “Nós, deuses no exílio!”: Heine, Nietzsche e os “erros” do homem sobre si mesmo*
Resumo A partir da concepção de que filosofia, para Nietzsche, é a arte da transfiguração, o texto analisa como Nietzsche incorpora e transfigura Os deuses no exílio, de Heinrich Heine. Nietzsche teria invertido a perspectiva do problema posto por Heine, bem como o seu procedimento expositivo: se o poeta traz o que seria uma humanização e aburguesame
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2020-01
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9. Pensar em opostos: a crítica cultural de Friedrich Schiller e Friedrich Nietzsche
Resumo O entendimento de Friedrich Nietzsche sobre Friedrich Schiller é bem conhecido e culmina em 1888, na desqualificação que se tem com “Schiller: ou o trompetista moral de Säckingen”. Mas é sabido que suas considerações são contraditórias, mudando com frequência nas diferentes etapas de sua vida produtiva. A monografia de Nicholas Martin (1
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2020-01
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10. O papel social do desenho na formação do homem novo oitocentista
RESUMO Em uma vertente histórica, o artigo analisa e salienta a relação entre Desenho e Educação, levando em consideração o papel social do Desenho na formação profissional da infância e adolescência na virada do século XVIII ao século XIX, no ocidente. Reflete sobre a criação da escola pública e sua configuração ideológica e traz as propo
Educ. rev.. Publicado em: 02/05/2019
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11. Arte como forma da moral: Um ensaio sobre O anjo azul e A Morte em Veneza
Resumo Este artigo pretende compreender como, para Thomas Mann, a arte é uma forma da moral, e não um instrumento moral. Esta afirmação adquire sentido a partir de seu contexto específico, isto é, a partir do diálogo tenso entre Thomas Mann e seu irmão, Heinrich Mann. Explorando uma possibilidade de análise não feita no estudo de Helmut Koopmann so
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2019-05
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12. Edmund Pellegrino: moralidade médica e a teoria do consenso moral
Resumo Os autores apresentam e comentam as ideias de Edmund Pellegrino, bioeticista nascido em New Jersey, Estados Unidos, acerca da existência de moralidade interna à medicina, relacionada ao fim inerente à arte médica, ou seja, a cura do paciente, assim como a moralidade externa à medicina, que diz respeito a todos os outros aspectos da atividade méd
Rev. Bioét.. Publicado em: 2018-06