Arte Moderna Sec Xx Brasil
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1. O volume na escultura de Sérgio Camargo / The volume in Sérgio Camargo s sculpture
Este trabalho tem como objetivo o estudo das articulações do volume que Camargo realizou ao longo de sua obra. Com base em uma afirmação do artista sobre seu próprio trabalho, nós iremos decodificar a linguagem abstrata de Sérgio, revelando as relações volumétricas presentes na obra do artista como por exemplo: equilibrar, tensionar e repousar. Ao
Publicado em: 2010
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2. Laboratório no museu: práticas colaborativas dentro de instituições de arte
Durante as décadas de 196070, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), sob a direção do prof. Walter Zanini, serviu de espaço para a experimentação de diversas linguagens artísticas. Entre as inúmeras atividades realizadas pelo diretor Walter Zanini, está a sua participação na Conferência Internacional de Museus e C
Publicado em: 2010
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3. Os salões municipais de belas artes e emergencia da arte contemporanea em Belo Horizonte : 1960-1969 / The fine arts municipal salons and the emergency of contemporary art of Belo Horizonte : 1960-1969
Encontra-se, nessa tese, o estudo das obras premiadas nos Salões Municipais de Belas Artes (SMBAs) de Belo Horizonte na década de 1960 e a transformação do SMBA em Salão Nacional de Arte Contemporânea (SNAC) em 1969. Para tanto, tornou-se necessário o entendimento das modificações do cenário artístico de Belo Horizonte iniciadas pelos confrontos e
Publicado em: 2008
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4. A comunhão do opaco:: arte, poesia e transmissão em Amilcar de Castro
A tese A comunhão do opaco: arte, poesia e transmissão em Amilcar de Castro investiga a arte e o ensino do escultor Amilcar de Castro a partir da forma do silêncio, nome que o escultor dá a sua escultura, e de seus textos poéticos, no litoral entre os campos do significante e o real insondável da substância-ferro e do artista, investigação esta apoi
Publicado em: 2008
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5. Eduardo Sued: Minotauros / Eduardo Sued: Minotauros
Eduardo Sueds paintings are underlined for kinds of results and a radical unsystematic process. Seeing the painters action method we propose a critic and interpretative analyses of his production. We use two ideas for it. The first is the swerve and the second is the labyrinth. The swerve is a strategic revision that suits with the operation of painting, dem
Publicado em: 2008