Artes Plasticas Estudo E Ensino
Mostrando 1-12 de 22 artigos, teses e dissertações.
-
1. AS ESCRITAS SURDAS COMO ARTEFATOS CULTURAIS MEDIADORES DE REFLEXÕES A RESPEITO DAS CRENÇAS SOBRE A SURDEZ
As relações entre surdos e ouvintes, geralmente, são permeadas por preconceitos e visões estereotipadas e, por conta disso, muitas vezes, essas pessoas com surdez são invisíveis em nossa sociedade, pois ser ouvinte é considerado com uma posição superior a ser surdo. Tomando como ponto de partida a questão: Como fazer visível a cultura surda na com
Publicado em: 18/11/2017
-
2. Ateliê de artes visuais para crianças: buscando fundamentos, compreendendo o essencial / Ateliê de artes visuais para crianças: buscando fundamentos, compreendendo o essencial
Esta dissertação de mestrado tem como objeto de estudo o ensino aprendizagem da arte em ateliê de artes visuais para crianças entre sete e doze anos. Relata experiências em um ateliê na escola; o histórico do Ateliê de Artes Visuais Para Crianças do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/11/2010
-
3. Quando eles terminam, eu recolho, exponho e nunca escolho: encaminhamentos pedagógicos nas aulas de artes
Esta Dissertação, vinculada à linha de pesquisa Processos e Métodos Pedagógico-Didáticos, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), apresenta uma pesquisa que enfoca os encaminhamentos dados pela professora de Artes às produções dos estudantes nas aulas de Artes. Esses trabalhos, durante muito tempo,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/03/2010
-
4. Desenho inscrito no corpo
Este trabalho trata das relações entre a experiência e o entendimento do próprio corpo e seus desdobramentos na prática do desenho e da observação como possibilidade de potencializar e oferecer outras perspectivas perceptivas a alunos de arte. Alunos que estejam corporalmente sensíveis para qual seria a origem de sua própria mobilidade e que conside
Publicado em: 2010
-
5. CalidoscÃpio: experiÃncias de artistas-professores como eixo para uma histÃria do ensino de artes plÃsticas em Fortaleza. / CalidoscÃpio: experiÃncias de artistas-professores como eixo para uma histÃria do ensino de artes plÃsticas em Fortaleza.
Esta pesquisa tem como objetivo organizar uma histÃria do ensino das artes plÃsticas em Fortaleza a partir da experiÃncia de alguns artistas plÃsticos que se tornaram professores. Optamos por um recorte temporal que se inicia em 1944 com a criaÃÃo da Sociedade Cearense de Artes PlÃsticas (SCAP), e termina em 2005 com a formatura dos primeiros artistas
Publicado em: 2008
-
6. Construindo uma percepção complexa da realidade a partir do estudo dos fractais
Este trabalho propõe uma ação interdisciplinar entre Matemática, Filosofia e Arte- Educação, cujo objetivo é investigar quais as modificações de atitude os alunos da 8 série do Ensino Fundamental apresentam em sua compreensão complexa da realidade após uma integração entre o estudo de fractais, a teoria da complexidade e as artes plásticas. A
Publicado em: 2008
-
7. Founders painters of Academy of Fine Arts of Bahia : João Francisco Lopes Rodrigues (1825-1893) and Miguel Navarro y Cañizares (1834-1913) / Pintores fundadores da Academia de Belas Artes da Bahia: João Francisco Lopes Rodrigues (1825-1893) e Miguel Navarro y Cañizares (1834-1913).
O trabalho Pintores fundadores da Academia de Belas Artes da Bahia: João Francisco Lopes Rodrigues (1825-1893) e Miguel Navarro y Cañizares (1834-1913) foi desenvolvido como atividade do Curso de Mestrado em Artes Visuais (MAV) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com inserção na linha de História da Arte Brasileira (ênfase Norte / Nordeste). Tem c
Publicado em: 2008
-
8. Reprodução da ideologia dominante em aulas de artes de Curitiba: a influência dos painéis de Poty Lazzarotto
Esta dissertação apresenta uma análise de projetos pedagógicos desenvolvidos por professoras das escolas municipais de Curitiba no âmbito do Programa Escola Universidade, antigo Fazendo Escola, que tiveram como tema a obra de Poty Lazzarotto. A pesquisa, que segue a metodologia qualitativa interpretativa crítica, traz, além de ampla pesquisa bibliogr�
Publicado em: 2008
-
9. Pintores fundadores da Academia de Belas Artes da Bahia: João Francisco Lopes Rodrigues (1825-1893) e Miguel Navarro y Cañizares (1834-1913) / Founders painters of Academy of Fine Arts of Bahia : João Francisco Lopes Rodrigues (1825-1893) and Miguel Navarro y Cañizares (1834-1913)
O trabalho Pintores fundadores da Academia de Belas Artes da Bahia: João Francisco Lopes Rodrigues (1825-1893) e Miguel Navarro y Cañizares (1834-1913) foi desenvolvido como atividade do Curso de Mestrado em Artes Visuais (MAV) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com inserção na linha de História da Arte Brasileira (ênfase Norte / Nordeste). Tem c
Publicado em: 2008
-
10. A comunhão do opaco:: arte, poesia e transmissão em Amilcar de Castro
A tese A comunhão do opaco: arte, poesia e transmissão em Amilcar de Castro investiga a arte e o ensino do escultor Amilcar de Castro a partir da forma do silêncio, nome que o escultor dá a sua escultura, e de seus textos poéticos, no litoral entre os campos do significante e o real insondável da substância-ferro e do artista, investigação esta apoi
Publicado em: 2008
-
11. O olhar de quem já viu muito: o idoso como fruidor nas mediações culturais em artes plásticas
Este trabalho é fruto de olhar observador, carregado de curiosidade sobre a construção do conhecimento resultante da complexa relação interdisciplinar entre a gerontologia e a arte. Focaliza a experiência de um grupo como fruidor cultural em contato com a arte. Compõem as metodologias adotadas no estudo, as vivências acumuladas e a realização de tr
Publicado em: 2008
-
12. Origens do Instituto de Artes da UFRGS : etapas entre 1908-1962 e contribuições na constituição de expressões de autonomia no sistema da artes visuais do Rio Grande do Sul
Estudam-se aqui as origens do atual Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul entre os anos de 1908 até 1962. O Instituto foi formado por lideranças regionais, oriundas de um projeto civilizatório solidário, constituído pelos Cursos Superiores Livres criados na capital do estado do Rio Grande do Sul, durante a Primeira República B
Publicado em: 2007