A abordagem Pontes na musicalização para crianças entre 0 e 2 anos de idade. / A abordagem Pontes na musicalização para crianças entre 0 e 2 anos de idade.
AUTOR(ES)
Angelita Maria Vander Broock
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
Diante das diversas possibilidades de comunicação presentes no mundo contemporâneo, e dos mais recentes estudos da área, a educação musical está cada vez mais sendo iniciada nos primeiros anos de vida do ser humano. No entanto, existem poucos estudos sistemáticos sobre a inserção da música no ensino Infantil, e especialmente, que estudem a utilização de abordagens e técnicas que influenciam o desenvolvimento do nível de aprendizagem musical significativa e de atitudes nos alunos. Portanto, esta pesquisa focalizou a identificação e análise de ações do professor em aulas de musicalização para bebês que pudessem ser relacionadas com as características da Abordagem PONTES (OLIVEIRA, 2001). Sendo assim, o propósito deste estudo foi verificar como a utilização da abordagem PONTES pode influenciar o surgimento de articulações pedagógicas significativas entre os atores do processo educativo-musical que contribuam para o desenvolvimento do nível de aprendizagem musical e de atitudes nos alunos participantes do projeto de musicalização para bebês da UFBA. O principal objetivo desta pesquisa foi identificar, descrever e analisar situações específicas de articulações pedagógicas significativas coletadas nas aulas de musicalização para bebês da UFBA, verificando o nível de aprendizagem e de respostas dos atores envolvidos no processo educativo-musical. Para tal, nas aulas, quatro grupos com 10 crianças foram filmados durante o segundo semestre de 2007, sendo que de um dos grupos uma criança foi selecionada e observada. A partir destas observações foram selecionados episódios em vídeo que pudessem exemplificar as articulações pedagógicas utilizadas durante um semestre. Ou seja, a partir destes exemplos foi possível observar, registrar e analisar o caso de uma criança, estudando as articulações pedagógicas realizadas nas aulas, que de alguma forma contribuíram para o seu desenvolvimento e aprendizado.
ASSUNTO(S)
music for babies pontes approach musica educação musical musicalização para bebês abordagem pontes music education
ACESSO AO ARTIGO
Documentos Relacionados
- RELAÇÃO ENTRE INGESTÃO DE CÁLCIO E OBESIDADE EM CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS DE IDADE.
- Disfunção familiar e má oclusão em crianças de 2 a 5 anos de idade.
- Variação entre procedências de araucária em Ribeirão Branco (SP) aos vinte e três anos de idade.
- As primeiras notações gráficas na criança: estudo com crianças entre 2 e 4 anos de idade
- Quais as contribuições neurocientíficas para o letramento emergente na educação infantil em crianças de 0 a 5 anos de idade?