A CINEMA MADE OF LIVE RED: CINEMATOGRAPHIC STRATEGIES THAT ARE FEATURES OF FILMMAKER PEDRO ALMODÓVAR`S WORK / UM CINEMA DO VERMELHO VIVO: ZONAS DE CRUZAMENTO CULTURAL E ESTRATÉGIAS CINEMATOGRÁFICAS EM VOLVER, DE PEDRO ALMODÓVAR
AUTOR(ES)
FABIANA CRISPINO SANTOS
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
O objetivo desta pesquisa é uma análise das estratégias cinematográficas que são marcas específicas da obra do diretor espanhol Pedro Almodóvar, especialmente no que se refere às zonas de cruzamento cultural que evidenciam novas formas do posicionamento do sujeito no mundo. Para isto, realiza-se um desdobramento de certos elementos presentes na fonte primária selecionada, o recorte principal de trabalho: o último longa- metragem lançado no mercado internacional, Volver (2006). O estudo é baseado em três discussões que serão também o foco de cada capítulo: as diferenças no tratamento do tempo e na experimentação das esferas temporais; a remodelação da divisão alta arte / cultura de massa e da matriz genérica do melodrama; e finalmente, a construção do espaço fílmico e de representação das cidades.
ASSUNTO(S)
pedro almodovar tempo cinema cidade city mass culture pedro almodovar time movie cultura de massa
ACESSO AO ARTIGO
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