A ciranda do pertencimento em "O triunfo da vontade" de Leni Riefenstahl
AUTOR(ES)
Gabriela Fiorin Rigotti
DATA DE PUBLICAÇÃO
2006
RESUMO
Esta é uma proposta de investigação sobre a construção de uma narrativa cinematográfica em consagração ao nacionalismo no filme "O Triunfo da Vontade" de Leni Riefenstahl. Nesta busca, procura-se compreender a construção de imagens alegóricas que, inferidas pelo produto fílmico e legitimadas pelos valores e anseios do III Reich, serviriam para corroborar suas aspirações pela raça pura e pelo nacionalismo como sentimento de pertencimento à nação ? aludindo e ajudando a construir uma persistente estética de filmagem. O objetivo central desta pesquisa, portanto, é o estudo da forma estética deste filme e de sua persistência na memória contemporânea, buscando-se entender os ideais políticos intrínsecos ao III Reich e ? para além dele ? aos regimes totalitários.
ASSUNTO(S)
educação - recursos audiovisuais education audiovisuals nazism cinema nazismo cinema
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000381795Documentos Relacionados
- Imagem-movimento, imagens de tempo e os afetos "Alegres" no filme "O Triunfo da Vontade", de Leni Riefenstahl: um estudo de sociologia e cinema.
- CORPO, POLÍTICA, EDUCAÇÃO DO OLHAR: IMAGENS FASCISTAS EM LENI RIEFENSTAHL
- Cinejornal Brasileiro: a documentação do esporte no Estado Novo em comparação com a estética de Leni Riefenstahl
- A ORGIA DOS SENTIDOS A construção do corpo nas imagens de Olympia, de Leni Riefenstahl
- Imagem e técnica como itinerários das ciências sociais: considerações sobre o cinema de Leni Riefenstahl