A expressão aspectual por falantes rurais nordestinos não escolarizados e urbanos escolarizados de Salvador. / The expression of aspectual speakers northeastern rural uneducated and educated urban Salvador.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O presente trabalho investiga a realização da expressão aspectual por falantes analfabetos da zona rural de três localidades pertencentes à região Nordeste do Brasil: Bahia, Paraíba e Pernambuco, tendo, como ponto de partida, a análise de dezoito contos populares, seis de cada um dos estados citados, recolhidos na década de 70 e publicados na coletânea Contos Populares Brasileiros; apresenta uma conceituação e uma classificação do Aspecto, a partir da bibliografia consultada e estudada, e confronta a expressão aspectual na língua falada rural e urbana de Salvador, a partir da análise de um segmento do corpus do projeto NURC, também da década de 70, visando, assim, ressaltar normas lingüísticas específicas da linguagem rural, no que se refere à expressão da categoria em questão.

ASSUNTO(S)

aspecto expressão aspectual língua falada rural norma urbana culta aspect aspectual expression agricultural zone spoken language cultured urban norm linguistica

Documentos Relacionados