A fase dodecafonica de Guerra-Peixe; a luz das impressões do compositor

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2002

RESUMO

O principal objetivo deste trabalho é investigar os procedimentos composicionais adotados por Guerra-Peixe, em suas criações do período denominado por ele como Fase Dodecafônica. Esta fase do compositor foi curta, intensa e altamente produtiva e, apesar de sua repercussão na época, em muitos aspectos nos parece desconhecida. Acredita-se que, através da análise documental poderemos compreender melhor de que maneira Guerra-Peixe procurou expressar seus ideais nesta técnica de composição. Partituras e documentos, elaborados pelo compositor em épocas distintas, constituem a base metodológica do trabalho. Neles, Guerra-Peixe revela suas inquietações a respeito do processo de composição e dedica-se a comentários técnicos de suas peças desta fase. Dos documentos pesquisados um, em especial, é o foco da investigação. Concluído em 26 de abril de 1947, o documento -Oitenta exemplos extraídos de minhas obras demonstrando a evolução estética até abril de 1947, apresenta estritamente fragmentos de 12 peças dodecafônicas compostas nos anos de 1945 e 1947. Esses trechos musicais são analisados, neste estudo, a partir das informações extraídas dos outros documentos. Das conclusões, pode-se ressaltar que os procedimentos composicionais adotados por Guerra-Peixe confirmam as intenções de tomar sua música dodecafônica mais "acessível" e de associar a técnica dos doze sons aos recursos da música brasileira. Espera-se com este trabalho, enriquecer o repertório de estudos em musicologia brasileira e, a partir das idéias levantadas por César Guerra-Peixe, promover novas reflexões a respeito da nossa música contemporânea

ASSUNTO(S)

musica - analise apreciação dodecafonismo musicologia

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