A governança urbana como indutora do desenvolvimento local : aplicações do modelo colaborativo de Curitiba na Regional do Cajuru

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

A governança urbana, entendida como uma maneira inovadora de governar cidades, onde a participação é tida como premissa básica, surge como resposta aos inúmeros desafios encontrados pelos governantes na atual sociedade da informação. Esta dissertação analisa o potencial da governança urbana como indutora do desenvolvimento local, mais especificamente na sua dimensão econômica. Apresenta como estudo de caso uma iniciativa de geração de trabalho e renda para uma das áreas mais carentes da cidade, a comunidade do Cajuru, analisada à luz dos modelos de gestão urbana, bem como suas interfaces com alguns conceitos fundamentais ao desenvolvimento sustentável, tais como capital social, redes sociais e empoderamento. Recorrendo à metodologia de análise de redes sociais, a pesquisa investiga as estruturas de rede que caracterizam o Modelo Colaborativo de Curitiba a partir da identificação dos principais atores sociais locais e suas inter-relações. A pesquisa conclui que a experiência de colaboração se configura como um processo de governança que contribui para a ampliação da participação da comunidade local nas iniciativas de geração de trabalho e renda.

ASSUNTO(S)

drenagem urbana de aguas pluviais planejamento urbano estrutura social administração municipal - curitiba (pr) economia social associações, instituições, etc.

Documentos Relacionados