A linguagem do vestuÃrio, expressÃo de culturas: um estudo da produÃÃo do estilista Eduardo Ferreira
AUTOR(ES)
Geni Pereira dos Santos
DATA DE PUBLICAÇÃO
2003
RESUMO
Na dÃcada de 1990, em Recife, a efervescÃncia cultural e artÃstica que desencadeou um repertÃrio hÃbrido de linguagens locais e globais, ficou conhecida como Movimento Mangue ou Manguebeat. Como reflexo imediato do Movimento, proliferaram as divulgaÃÃes de inÃmeros Ãcones da cultura local que se tornaram suas referÃncias simbÃlicas. A linguagem estÃtica produzida refletiu-se numa tendÃncia de uso e apropriaÃÃo desses Ãcones em diversas Ãreas como nas artes plÃsticas, na mÃsica, na danÃa, no teatro, entre outras Ãreas produtivas. Na Ãrea de vestuÃrios, a nova estÃtica contribuiu como fonte de inspiraÃÃo para a criaÃÃo do estilista Eduardo Ferreira. Ã com o olhar voltado para a construÃÃo de sentidos e de significados em torno da diversidade cultural nos lugares de mediaÃÃes, que este estudo busca compreender como o estilista sugeriu a renovaÃÃo da identidade do vestir atravÃs da traduÃÃo dos Ãcones da cultura e do contexto social para a produÃÃo da linguagem dos vestuÃrios
ASSUNTO(S)
influÃncia - artes plÃsticas - mÃsica - danÃa - teatro - vestuÃrio linguagem estÃtica - movimento mangue ou manguebeat - recife-pe comunicacao cultura local movimento mangue ou manguebeat - 1990
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