A memória músical de Geraldo Filme: os sambas e as micros-Áfricas em São Paulo

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Esse texto pretendeu reconstruir a memória musical do sambista Geraldo Filme e suas relações com os grupos negros na cidade de São Paulo. Ao analisar e refletir sobre essa memória conclui que Geraldo Filme e os grupos negros elaboraram aquilo que denominei de micro-áfricas como expressões culturais de resistência para, imprimir suas marcas, projetos, fazeres e saberes em espaços específicos da cidade. Diante de uma cidade impregnada pela urbanização, metropolização e verticalização que fora transformado em projeto hegemônico das elites paulistas, as micro-áfricas se configuraram como um contraponto dissonante às formas culturais dominantes para operar outras cidades e outras vivências. Tendo como fio condutor a análise da memória Geraldo fui identificando as micro-áfricas nas suas vivências familiares, comunitárias, nas escolas e nas rodas de samba, nas suas letras de música, nas produções artesanais de instrumentos, nas formas de religiosidades, nos salões de dança, no teatro, shows, nos carnavais e nos ciclos rítmicos das musicalidades. Essas variadas vivências definiram e delimitaram as micro-áfricas como expressões culturais públicas e privadas. Ao analisar cada uma dessas vivências nas suas particularidades e em relação entre si nos territórios negros, fui reconstruindo a memória de Geraldo Filme e das micro-áfricas e projetando-as numa temporalidade posta no futuro como uma perspectiva a ser vivida. Mostro também que a memória de Geraldo Filme e das micro-áfricas podem e devem ser acessadas constantemente no presente, para que, as expressões culturais dos grupos negros possam ser preservadas e resignificadas

ASSUNTO(S)

musica popular -- brasil micro-áfricas geraldo filme samba-enredo sambas micro-áfricas filme, geraldo 1927-1995 samba sambas historia do brasil geraldo filme

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