A paisagem no cinema de Wim Wenders
AUTOR(ES)
India Mara Martins
DATA DE PUBLICAÇÃO
1998
RESUMO
A proposta dessa dissertação é mostrar como a paisagem é tratada no cinema de Wim Wenders nos filmes em preto e branco, chamados de grupo A, nos filmes coloridos, do grupo B e nos filmes que denominamos de mistos, porque são realizados em p&b e cores. Relacionamos os temas e a proposta cinematográfica dos filmes em p&b a uma visão de mundo e de cinema romântica, apesar dos recursos estilísticos apresentarem características documentais e serem assim considerados pelo próprio cineasta. A priorização da paisagem fortalece o aspecto imagético desses filmes e é a partir dessas imagens que a história vai sendo construida. As próprias personagens são caracterizadas pelos acasos e pelas referências do diretor. Os filmes coloridos, por estarem subordinados a uma história e terem características diferenciadas de produção, tendem a ser mais objetivos e apresentar um maior realismo, pela própria necessidade do cineasta manter uma ligação com. 0 real, mesmo quando está filmando uma ficção. As personagens desses filmes são mais definidas e conduzem a história, de maneira que saem fortalecidas em relação à paisagem. O fato desses filmes serem realizados de forma quase intercalada, um em p&b e, logo em seguida, um colorido, revela a tensão existente entre romantismo e realismo, bem como a necessidade de Wenders manter-se colado ao real, que é um dos pressupostos básicos dos cinemas novos. É esta tensão que vai predominar em toda obra de Wenders e diferenciá-lo dos demais cineastas
ASSUNTO(S)
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000127523Documentos Relacionados
- Elogio do anacronismo: afetos, memórias, experiências, em Asas do Desejo , de Wim Wenders
- Imagens de uma dança amorosa em Asas do Desejo de Wim Wenders, ou de como o cuidado de si transforma a idéia de educação
- The image and the word in Handke and Wenders
- Paisagem, cinema, icones : imagens e sons do Andrei Rublev de Tarkovski
- A musica no cinema e a musica do cinema de Krzystof Kieslowski