A paz como finalidade do poder civil: o Defensor pacis de Marsílio de Pádua (1324) / Peace as the purpose of civil power: the Defender pacis of Marsílio of Padua (1324)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Marsílio de Pádua (1280-1343), um importante pensador político medieval, escreveu o Defensor pacis, sua obra principal, em 1324. Nela, discutiu os principais conflitos de sua época e tentou assegurar a supremacia de poder do imperador, ameaçada naquele momento, ao menos no plano teórico, pelo papado que pretendia que o império proviesse do papa e arrogava-se o direito de designar, controlar e julgar o imperador. Para fazer tal análise, o paduano afirmou que se serviria de métodos corretos elaborados pela razão e apoiados em proposições bem estabelecidas e evidentes por si mesmas. Este trabalho de mestrado discutiu a ascensão histórica do papado, bem como as alternativas encontradas por Marsílio para constituir poder civil laico. Para isso, analisamos sua teoria conciliar e sua idéia de delegação e representação do poder.

ASSUNTO(S)

luís da baviera papado versus império delegação e representação delegation and representation marsilius of padua papacy versus empire teoria conciliar counciliar theory marsílio de pádua louis the bavarian

Documentos Relacionados