A película do desejo: a subversão das identidades queers no cinema de Pedro Almodóvar
AUTOR(ES)
Margarete Almeida Nepomuceno
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
17/12/2010
RESUMO
Esta tese argumenta a idéia do cinema de Pedro Almodóvar como produtor de novos significados e práticas discursivas a respeito de identidades, gêneros e sexualidades. O objetivo é desconstruir os conceitos normativos sobre a condição biológica dos corpos como fator determinante dos gêneros e sexualidades, bem como sua condição a-histórica, permanente e imutável que marcaram os discursos da modernidade. A partir da Teoria Queer e da Performance abre-se espaço para visibilizar e debater sobre os novos arranjos identitários que envolvem novas interpretações de gênero e sexualidades, estas mais fluxas e complexas, na crítica às identidades hegemônicas, monolíticas, naturalizantes, essencialistas. As identidades queers desestruturam as naturalizações do social e seus processos normalizadores na constituição dos sujeitos, propondo uma compreensão de análise que vai questionar a aparente naturalidade dos sexos, e indicar que é o próprio sexo um produto do dispositivo discurso de gênero. O cinema de Pedro Almodóvar vem então delatar a subversão destas identidades e seu processo criativo de visibilidade das subjetividades nômades, das novas tecnologias de si e das fabricações das corporeidades e do desejo na contemporaneidade.
ASSUNTO(S)
sexualidades gênero cinema sociologia cinema gender sexuality
ACESSO AO ARTIGO
http://bdtd.biblioteca.ufpb.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2492Documentos Relacionados
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