A QualificaÃÃo Profissional no Foco da CrÃtica ao Sistema do Capital: Em Busca dos Egressos do CEFETCE / The professional qualification at the focus of the critique to the system of capital: in search of CEFETCE egresses.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

28/05/2009

RESUMO

A presente Tese compreende um exame crÃtico da estrutura de funcionamento do sistema do capital, à luz da contradiÃÃo central assinalada por Karl Marx nos Grundrisse. A contradiÃÃo vai se tornando visÃvel com a substituiÃÃo do trabalho vivo (trabalho humano direto) pelo trabalho morto (mÃquinas). Em decorrÃncia, esvazia-se a substÃncia do valor e os trabalhadores diretos sÃo reduzidos à condiÃÃo de apÃndice de mÃquinas que trabalham, restando-lhes as atividades de reguladores e de suportes para complexos automÃticos. O movimento lÃgico do valor e o transcurso histÃrico do processo de subsunÃÃo do trabalho ao capital, propiciam a hipÃtese de que o conjunto dos trabalhadores estaria sendo submetido a uma tendÃncia perversa que qualifica desqualificando suas aptidÃes e habilidades. Ao mesmo tempo, simplifica o trabalho e desvaloriza a forÃa-de-trabalho. A fim de averiguar tal processo de disrupÃÃo do mundo do trabalho, constituiu-se um objeto de pesquisa que permitisse checar a atuaÃÃo de trabalhadores tidos, pelo senso comum, como altamente qualificados. Eis a razÃo pela qual se tomou como plano investigativo, a âbusca dos egressos do CEFETCEâ no mercado de trabalho, centrando a investigaÃÃo nos haveres tecnolÃgicos de mecatrÃnicos e telemÃticos. A questÃo bÃsica à verificar atà que ponto esses operadores high-tech ativam a gama dos conhecimentos obtidos em sua formaÃÃo teÃrico-prÃtica cefeteana, no dia-a-dia das atividades profissionais. Foram entrevistados sessenta tecnÃlogos, alÃm de professores, administradores industriÃrios e operÃrios de fÃbrica vinculados a dÃspares ramos de produÃÃo de mercadorias. As entrevistas foram sempre secundadas por visitas a vÃrias plantas produtivas. Como resultado, o pesquisador foi premiado com um fÃrtil material sociolÃgico, prenhe de expressÃes simbÃlicas e de constructos tÃcnicos. A materialidade e a imaterialidade das experiÃncias, explÃcita e implicitamente vivenciadas, evidenciaram a âcontradiÃÃo em processoâ no coraÃÃo de sistemas de produÃÃo automÃticos. Nestes, estÃo reservados para os trabalhadores imediatos atos fetichistas como âcuidarâ (de mÃquinas), âassistirâ (linhas de produÃÃo), âolharâ (supervisÃrios) e âtrocar placasâ (eletrÃnicas) etc.

ASSUNTO(S)

sociologia da educacao crise do sistema do capital contradiÃÃo central subsunÃÃo real do trabalho ao capital qualificaÃÃo-desqualificante da forÃa-de-trabalho babà de robà crisis of the system of capital central contradiction real subsumption of labor to capital disqualifying-qualification of the labor-force robot-sitter centro federal de educaÃÃo tecnolÃgica do cearÃ(fortaleza,ce) â ex-alunos â fortaleza(ce) forÃa de trabalho â efeito das inovaÃÃes tecnolÃgicas â fortaleza(ce) trabalho â aspectos sociais â fortaleza(ce) tecnologia â aspectos sociais â fortaleza(ce)

Documentos Relacionados