A reforma da previdência no Brasil: estudo comparativo dos governos Fernando Henrique Cardoso e Lula
AUTOR(ES)
Nakahodo, Sidney Nakao, Savoia, José Roberto
FONTE
Revista Brasileira de Ciências Sociais
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008-02
RESUMO
Após alcançar estabilidade macroeconômica, ao mesmo tempo em que privatizava empresas estatais e consolidava outras reformas de primeira geração, o Estado brasileiro vem buscando equilibrar o orçamento fiscal por meio da promoção de uma série de reformas de segunda geração. O presente trabalho discute os processos políticos envolvidos numa das mais críticas dentre elas: a reforma do sistema previdenciário. Ao comparar as reformas de Fernando Henrique Cardoso e Lula, buscou-se entender como atores, preferências e estratégias moldaram as emendas finais aprovadas em 1998 e 2003, respectivamente. A conclusão é que as instituições foram essenciais para a caracterização dos vencedores (atuais servidores públicos) e perdedores (a população em geral e os futuros servidores).
ASSUNTO(S)
reforma da previdência institucionalismo neo-institucionalismo path depedence
Documentos Relacionados
- A identidade regional do Brasil: o sul-americanismo nos governos de Fernando Henrique Cardoso e de Lula da Silva (1995-2010)
- Os governos Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva e o ensino superior no Brasil de 1995 a 2010
- A cooperação técnica do Brasil com a África: comparando os governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Lula da Silva (2003-2010)
- A reforma agrária no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso
- Uma comparação entre os discursos das reformas da Previdência dos governos Cardoso e Lula