A relação entre reputação corporativa e responsabilidade social corporativa
AUTOR(ES)
Elisabeth Barbieri Lerner
DATA DE PUBLICAÇÃO
2006
RESUMO
Esta pesquisa avaliou a relação entre a reputação corporativa e a responsabilidade social corporativa pela perspectiva de stakeholders internos e externos às empresas. Para realizar pesquisa foi necessário desenvolver escalas de mensuração para os dois construtos. No caso da responsabilidade social corporativa, a confecção de um instrumento de medida levou à discussão de modelos teóricos de desempenho social corporativo e como traduzi-los operacionalmente na mensuração da responsabilidade. Dois reconhecidos instrumentos utilizados pelas empresas para reportar o seu desempenho social foram utilizados como ponto de partida (GRI guidelines e questionário Ethos). O estudo da reputação procurou entender as definições e atributos associados ao construto. Observou-se que a reputação corporativa e a imagem corporativa frequentemente aparecem na literatura como conceitos idênticos, totalmente separados ou inter-relacionados e, portanto foi feita uma proposição de definição para imagem e reputação. Os procedimentos adotados para a contsrução da escala de reputação basearam-se nos estudos desenvolvidos por Schwaiger (2004) e por Helm (2005), embasados em Churchill (1979), Anderson e Gerbing (1991), Bagozzi (1994a), Rossiter (2000), Diamantopoulos e Winklhofer (2001). As escalas desenvolvidas para a mensuração dos dois construtos foram construídas de forma segmentada por stakeholder, porém com o objetivo de serem universais para os diversos setores da economia. A amostra de respondentes foi composta de 7129 clientes e 679 funcionários de quatro bancos nacionais. Os resultados mostraram forte relação entre os construtos para os dois grupos de stakeholders demonstrando que empresas que não assumam postura socialmente responsável não poderão construir boa reputação. Pôde-se ainda identificar separadamente para clientes e funcionários quais os fatores da responsabilidade social são mais fortemente correlacionados com a reputação corporativa e contribuir para a discussão de como as empresas podem direcionar suas ações para estes públicos de forma mais efetiva. O estudo contribui também para a discussão da forma de medir os dois construtos. Este é um aspecto relevante, considerando a diversidade de correntes que abordam reputação e a necessidade de abordagem acadêmica para o tema responsabilidade social corporativa.
ASSUNTO(S)
corporate social performance reputação corporativa corporate social responsibility responsabilidade social corporativa corporate image desempenho social corporativo administracao de empresas corporate reputation imagem corporativa
ACESSO AO ARTIGO
http://mx.mackenzie.com.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=59Documentos Relacionados
- O efeito mediador da transparência na relação entre responsabilidade social corporativa e reputação corporativa
- Práticas de responsabilidade social, reputação corporativa e desempenho financeiro
- Relação entre variáveis de base, valores e responsabilidade social corporativa
- A RELAÇÃO ENTRE A PERCEPÇÃO DE PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E A INTENÇÃO DE ROTATIVIDADE DOS PROFISSIONAIS.
- Articulação teórica entre responsabilidade social corporativa e vantagem competitiva