A STUDY ABOUT THE INFLUENCY OF REGIONAL RAINFALL OF THE PARAÃBA VALLEY IN THE LEVEL WATER VOLUME OF THE ARTIFICIAL LAKE OF PARAIBUNA, SP. / UM ESTUDO SOBRE A INFLUÃNCIA DA PRECIPITAÃÃO REGIONAL DO VALE DO PARAÃBA NO NÃVEL DE ÃGUA DO RESERVATÃRIO DE PARAIBUNA, SP.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

O lago artificial da Barragem de Paraibuna vem diminuindo sistematicamente seu volume de Ãgua nos Ãltimos 5 anos, sendo que o estudo do ciclo hidrolÃgico à importante para se verificar a relaÃÃo entre precipitaÃÃo e o nÃvel de Ãgua do ReservatÃrio. Este trabalho analisou o regime de precipitaÃÃo de Taubatà e Global (RegiÃo do Vale do ParaÃba) e as cotas do ReservatÃrio de Paraibuna no perÃodo de 20 anos (1983-2002); bem como as vazÃes do rio Paraibuna (1931 â 2001), associados ao um breve estudo sobre a monocultura do Eucalipto, o aumento da populaÃÃo na regiÃo, a poluiÃÃo do rio ParaÃba do Sul, a legislaÃÃo sobre gerenciamento dos recursos hÃdricos e o desenvolvimento do turismo na Ãrea do reservatÃrio de Paraibuna. Os dados da precipitaÃÃo (mm) de Taubatà foram coletados no posto meteorolÃgico da UNITAU, os dados da precipitaÃÃo Global foram obtidos da NASA (GCPC), as cotas (m) do ReservatÃrio foram cedidos pela CESP e os dados das vazÃes (mÂ/s) foram obtidos da ONS. Hà uma boa relaÃÃo entre a precipitaÃÃo Global e a de TaubatÃ, mas nÃo uma relaÃÃo direta entre estas precipitaÃÃes e nÃvel do ReservatÃrio. Os anos de 2000, 2001 e 2002 tiveram Ãndices de precipitaÃÃo dentro da mÃdia e cotas baixas no ReservatÃrio, que apresentou a menor mÃdia das cotas no ano de 2002 (701,5m). O coeficiente de correlaÃÃo entre totais anuais de precipitaÃÃo de Taubatà e Global foi de 0,72. A estaÃÃo da Primavera apresenta a maior correlaÃÃo entre os dados de precipitaÃÃo Global e de Taubatà 11 xi (0,79), sendo que o VerÃo apresenta a menor correlaÃÃo (0,46). Foram realizadas simulaÃÃes de possÃveis impactos do reflorestamento do eucalipto no balanÃo hÃdrico da regiÃo, chegando-se à conclusÃo de que, com o atual regime pluviomÃtrico, a atividade de plantio de Eucalipto influencia diretamente na quantidade de Ãgua a ser disponibilizada atravÃs do escoamento superficial para a Bacia HidrogrÃfica da regiÃo. Apesar deste efeito desfavorÃvel as plantaÃÃes de Eucalipto tÃm trazido uma melhoria no desenvolvimento sÃcio-econÃmico para as regiÃes onde estÃo inseridas. Diante dos fatos estudados concluiu-se que o rebaixamento do nÃvel de Ãgua do reservatÃrio de Paraibuna nÃo està atrelado somente à ocorrÃncia da precipitaÃÃo, pois muitos outros fatores, interferem neste desestoque, a saber: crescimento populacional, aumento da monocultura de Eucalipto, poluiÃÃo, desmatamento, assoreamento dos rios, manejo das vazÃes, entre outros.

ASSUNTO(S)

represa de paraibuna uso d’ eucalipto s dam paraibuna’ water level recursos hidricos water use nÃvel de Ãgua Ãgua eucalipto

Documentos Relacionados