A UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA NO ESTUDO DA EXPOSIÇÃO HUMANA AOS PRODUTOS DA QUEIMA DA PALHA DE CANA-DE-AÇÚCAR (Saccharum sp)NO ESTADO DE SÃO PAULO. / The use of geographical information systems in the study of human beings exposed to burnt sugar-cane straw (Saccharum sp) product in the São Paulo.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Introdução. O uso de tecnologias computacionais em pesquisas na área de saúde pública é cada vez mais acentuado devido às facilidades providas ao pesquisador. Em particular, o SIG (Sistema de informação geográfica) auxilia na fusão de dados dispostos em tabelas e mapas contendo aspectos geográficos do local de estudo, através da sobreposição de camadas. Tal fusão possibilita uma nova leitura dos dados associados à dimensão do espaço. Neste aspecto, os programas SIG são ferramentas ideais para estudos de geografia da saúde. Em estudos ecológicos de causa/efeito envolvendo variáveis ambientais e os efeitos deletérios à saúde humana, as tecnologias de geoprocessamento constituem um interessante recurso para gerar hipóteses para estudos mais aprofundados sobre o tema. Objetivo. Este estudo objetivou a construção de um SIG que agregou elementos para verificar a correlação entre os produtos da queima de palha de cana-de-açúcar (Saccharum sp) e a incidência de problemas respiratórios em regiões de entorno afetadas por tais produtos, através das técnicas de análise espacial possíveis com recursos computacionais de geoprocessamento. Metodologia. O desenvolvimento deste trabalho consistiu em coletar e organizar dados de queimadas e internações por afecções respiratórias no período de 2000 a 2004, seguindo da estruturação de um SIG em duas abordagens. Na primeira, considerou-se a abrangência do estado de São Paulo. Foram criadas cartas temáticas das variáveis e identificadas áreas de interesse para estudos em escala local. A segunda abordagem consistiu na construção de um SIG abrangendo a meso-região de Bauru, utilizando a técnica buffer para observar a intersecção dos agravos de saúde em áreas de queimada. Resultados. Foram elaboradas cartas temáticas e uma análise das correlações espaciais encontradas nas duas abordagens e observou-se maior incidência de doenças respiratórias em regiões onde há ocorrência da prática de queimadas em culturas canavieiras. Assim sendo, o material produzido constitui um conjunto de dados que permite ao pesquisador checar hipóteses para subsidiar posteriores estudos no âmbito da saúde ambiental.

ASSUNTO(S)

cana-de-açúcar sistema de informação geográfica geoprocess saúde ambiental sugar-cane geografia médica gis health geography geoprocessamento burnings geographic information system queimadas sig environmental health

Documentos Relacionados