ÃLEO ESSENCIAL E EXTRATO DE CRAVO-DA-ÃNDIA NO CONTROLE DE Colletotrichum gloeosporioides, AGENTE DA MANCHA MANTEIGOSA, EM SEMENTES E MUDAS DE CAFÃ / Clove essential oil and extracts in the control of Colletotrichum gloeosporioides, battery spot agent, in seeds and seedlings of coffee.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do Ãleo essencial de cravo-da-Ãndia (Sizygium aromaticum) a 0,25%, 0,5%, 0,75% e 1,0% e extrato de cravo-da-Ãndia a 0,1%, 1,0%, 10% e 20%): (i) na inibiÃÃo do crescimento micelial de C. gloeosporioides; (ii) na incidÃncia de Colletotrichum gloeosporioides e de outros fungos associados Ãs sementes; (iii) em parÃmetros fisiolÃgicos de sementes e plÃntulas de cafÃ; (iv) no controle da mancha manteigosa em mudas de cafeeiro; (v) e na produÃÃo de matÃria seca (MS) da parte aÃrea e da raiz das mudas. O Ãleo essencial e o extrato de cravo-da-Ãndia apresentaram-se como produtos potenciais, inibindo o crescimento micelial de C. gloeosporioides, in vitro. Nas sementes, foi constatada uma microflora formada por C. gloeosporioides e fungos dos gÃneros Aspergillus, Fusarium e Cladosporium, sendo que o Ãleo e extrato reduziram a ocorrÃncia de alguns desses fungos. O Ãleo de cravo a 0,5% e 1,0% e o extrato de cravo a 20% promoveram um aumento da porcentagem de sementes normais de cafÃ. O Ãleo de cravo a 0,25%, 0,5% e 1,0% e o extrato de cravo a 20% promoveram aumento do IVE das sementes. Todos os tratamentos com Ãleos e extratos com exceÃÃo do Ãleo a 0,75% e extrato a 1,0% promoveram uma maior produÃÃo de MS da parte aÃrea das plÃntulas de cafÃ. O extrato a 0,1%, 10% e 20% e o Ãleo essencial de cravo a 0,5%, 0,75% e 1,0% apresentaram-se como produtos potenciais na reduÃÃo da AACPS da doenÃa. O Ãleo de cravo a 0,75%, o extrato de cravo nas concentraÃÃes 0,1%, 1,0% e 10%, e o fungicida apresentaram maior MS de parte aÃrea para as mudas doentes. O extrato de cravo a 10% apresentou maior MS de parte aÃrea para as mudas doentes do que para as mudas sadias. O fungicida e a testemunha inoculada apresentaram maior MS de raiz para as mudas sadias. A testemunha inoculada apresentou maior MS de raiz para as mudas sadias do que para as mudas doentes.

ASSUNTO(S)

colletotrichum gloeosporioides Ãleos essenciais controle alternativo essential oil vegetal extract. fitopatologia extratos vegetais. coffea arabica

Documentos Relacionados