Alterações hematológicas em coelhos infectados experimentalmente pelo Trypanosoma evansi
AUTOR(ES)
Silva, Aleksandro Schafer da, Costa, Marcio Machado, Lopes, Sonia Terezinha dos Anjos, Monteiro, Silvia Gonzalez
FONTE
Ciência Rural
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008-04
RESUMO
O objetivo deste trabalho foi avaliar as alterações hematológicas em coelhos infectados experimentalmente pelo Trypanosoma evansi. Foram utilizados seis coelhos, machos, divididos em dois grupos, sendo o grupo controle composto de animais não infectados e o grupo teste formado por roedores infectados com T. evansi. Os animais foram mantidos em temperatura ambiente e analisados por 120 dias, através de cinco coletas de sangue nos dias 1, 20, 40, 60 e 120. As alterações hematológicas foram observadas na segunda e terceira coletas de sangue. Nos animais com parasitemia, foi observada uma redução no número de hemácias, de concentração de hemoglobina no hematócrito, na concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM), e um aumento do volume corpuscular médio (VCM), sugerindo uma anemia macrocítica hipocrômica no período de 20, 40 e 60 dias. Os coelhos infectados também apresentaram leucopenia e linfopenia, além de uma redução significativa no número de neutrófilos e monócitos, quando comparados com os animais do grupo controle.
ASSUNTO(S)
anemia parasitemia hematologia protozoário
Documentos Relacionados
- Avaliação dos sinais clínicos, parasitemia e alterações hematológicas e bioquímicas de bovinos experimentalmente infectados peloTrypanosoma vivax
- Alterações hematológicas e bioquímicas em quatis (Nasua nasua) naturalmente infectados por Trypanosoma evansi no Pantanal, MS.
- PROTEINOGRAMA SÉRICO DE GATOS INFECTADOS EXPERIMENTALMENTE PELO Trypanosoma evansi
- Proteinogramas séricos de ratos Wistar experimentalmente infectados com Trypanosoma evansi
- Imunoterapia com igY aviária em ratos experimentalmente infectados porTrypanosoma evansi