Analysis of a Mesoscale Convective Complex (MCC) observed in the region north of Argentina on november 27, 2002: a case study. / Análise de um Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM) observado na região norte da Argentina no dia 27 de novembro de 2002: Um estudo de caso utilizando o modelo RAMS.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

Neste trabalho foram analisadas as condições atmosféricas durante a fase de maturação do Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM) ocorrido no dia 27 de novembro de 2002 na região norte da Argentina. Para atingir o objetivo proposto, fez-se uma análise simultânea de imagens no canal infravermelho do satélite meteorológico GOES-8, e dados dos Modelos Global, ETA e RAMS. Após esta análise, concluiu-se que o CCM estudado apresentou características clássicas de outros já observados por diversos autores, como: a interação entre jatos de baixos níveis (trazendo ar quente e úmido) e jatos de altos níveis (trazendo ar frio e seco) e a presença de uma região onde a vorticidade é ciclônica (baixos níveis) e anticiclônica (altos níveis), que é responsável pelo formato circular do CCM, e que possivelmente foi responsável por um grande número de fenômenos extremos na região de estudo.

ASSUNTO(S)

argentina argentina mesoscale convective complex meteorologia complexo convectivo de mesoescala meteorologia meteorology

Documentos Relacionados