Analysis of the Evolution of the Organization Work in Production System in a Multinational Tires Sector in Rio de Janeiro. / Análise da Evolução da Organização do Trabalho no Sistema de Produção de uma Multinacional do Setor de Pneumáticos no Rio de Janeiro.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de avaliar o processo de implantação do gerenciamento semi-autônomo (GSA) de grupos no sistema de produção de uma indústria de pneumáticos no Rio de Janeiro. Foram revisados conceitos, fundamentos e indicadores sobre diversas abordagens do tema organização do trabalho do sistema de produção. Além disso, foi realizado um estudo de caso onde foi possível conhecer a metodologia de implantação da filosofia GSA na empresa e avaliar a eficácia da mesma. Foi escolhido um setor de uma unidade industrial, no qual o GSA se encontrava implantado e funcionando. Foram aplicados questionários aos funcionários e ao chefe direto, abordando os principais temas importantes no funcionamento da autonomia e recuperados indicadores de desempenho. Este material de estudo permitiu avaliar a maturidade alcançada pelo setor neste processo e os ganhos mensuráveis para a empresa e seus funcionários. A visão global do GSA na planta foi obtida através da entrevista realizada com o responsável pelo programa de implantação do GSA em todos os setores da fábrica. Através de toda a pesquisa realizada foi possível comprovar que a empresa está implantando o GSA de forma metodológica, e que o setor estudado aplica o gerenciamento semi-autônomo de forma madura e consolidada.

ASSUNTO(S)

gerenciamento semi-autônomo cultura organizacional management half-autonomous worker mudança organizational administracao corporate culture

Documentos Relacionados