Antinucleosome antibodies in patients with juvenile systemic lupus erythematosus. / Anticorpos antinucleossomo em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico juvenil.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Este estudo teve por objetivos avaliar a positividade do anticorpo antinucleossomo (anti-Ncs) no LES juvenil, sua associação com manifestações e atividade da doença e compará-lo ao anticorpo anti-DNA. A pesquisa dos anticorpos anti-Ncs e anti-DNA foi realizada em 74 pacientes com LESJ e 64 controles. Os anti-Ncs e anti-DNA demonstraram sensibilidade de 52.7% e 54% e especificidade de 98.4% e 95.3%, respectivamente. Nesta população, foi observada discordância de 25.7% entre os anticorpos, sugerindo que os mesmos sejam complementares em termos diagnósticos. Houve associação entre anti-Ncs e rash malar, anemia hemolítica, FAN, anti-DNA e diminuição de C3 e C4, mas não com o quadro renal. Os títulos do anti-Ncs correlacionaram-se à atividade da doença (SLEDAI), demonstrando seu valor prognóstico.

ASSUNTO(S)

child auto-anticorpos lúpus eritematoso sistêmico nucleosomes/immunology lupus erythematosus systemic criança adolescent adolescente autoantibodies nucleossomos/imunologia

Documentos Relacionados