Aplicabilidade de padrões de interação humano-computador e de engenharia de software no processo de desenvolvimento de sistemas interativos.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Tanto a área de Engenharia de Software (ES) quanto a área de Interação Humano-Computador (IHC), duas áreas dentro da Ciência da Computação, propõem modelos de processo, métodos, técnicas e ferramentas para o desenvolvimento de sistemas interativos. Contudo, essas áreas diferem em sua visão em relação a tal tarefa, pois enquanto o foco principal da ES é o produto de software e seu processo, a IHC foca mais os aspectos de interação do homem com a máquina. No entanto, essas áreas são complementares e existe a necessidade de se integrarem as duas visões no desenvolvimento de sistemas interativos de modo que estes abordem e tratem, de maneira clara e definida, o projeto da interação e da implementação conjuntamente. Motivado por essa necessidade e pela idéia de aumentar a qualidade dos sistemas desenvolvidos, este trabalho explora o conceito de padrões computacionais no apoio ao desenvolvimento de sistemas interativos para que esses sejam aplicados nas etapas de um modelo de processo que considere os anseios de ambas as áreas. Através dos estudos realizados neste trabalho, relacionamentos entre padrões de ES e de IHC são identificados, permitindo elaborar um conjunto de padrões para desenvolvimento de sistemas, promovendo a integração das visões das áreas de ES e IHC.

ASSUNTO(S)

engenharia de software interfaces de usuários padrões de software interação homem-máquina ciencia da computacao software de aplicação

Documentos Relacionados