Apolipoproteínas B e A-I: fatores de risco cardiovascular?
AUTOR(ES)
Forti, Neusa, Diament, Jayme
FONTE
Revista da Associação Médica Brasileira
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007-06
RESUMO
A apolipoproteína (apo) B faz parte das frações lipídicas aterogênicas (Qm e VLDL remanescentes, LDL,Lp (a)) e a apo A-I da fração não-aterogênica (HDL). A determinação dessas apos é direta, automatizada, padronizada, com coeficiente de variação pequeno e não requer jejum. Os autores revisaram os principais estudos clinico-epidemiológicos e de intervenção terapêutica nas hiperlipidemias nos quais as apos B e A-I foram avaliadas. Esses estudos sinalizaram a importância das apos B e A-I no prognóstico de risco e permitiram que especialistas recomendassem a relação apo B / apo A-I como alternativa à já utilizada CT / HDL-c no cálculo de risco. Aguarda-se posicionamento futuro das Diretrizes para incluir as apos na avaliação do risco individual e objetivo terapêutico a ser atingido. Os autores sugerem que, na prática clínica, a determinação de apo B deve ser reservada ao coronariopatas com valores desejáveis de LDL-c ou na impossibilidade de seu cálculo e a de apo A-I, quando os valores de HDL-c são muito baixos.
ASSUNTO(S)
apolipoproteínas fator de risco doença cardiovascular
Documentos Relacionados
- Índice apo B/apo A-I e predição de risco cardiovascular
- Síndrome metabólica e concentrações de apolipoproteínas a-i e b-100 em adolescentes com excesso de peso
- Intracellular and extracellular processing of human apolipoprotein A-I: secreted apolipoprotein A-I isoprotein 2 is a propeptide.
- Maturation of apolipoprotein A-I: unrecognized health benefit or a forgotten rudiment?1
- Que condições presentes no ECG contraindicam (ou não) a prática de atividades físicas em adultos com fatores de risco cardiovascular?