Argamassa industrializada em sacos versus argamassa produzida no canteiro de obra: logística, custo e desempenho do material aplicado

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

No cenário mundial, a indústria da construção civil ocupa posição de atraso em relação aos aspectos organizacionais e de controle de seus processos produtivos se comparada à indústria seriada. Para se tirar conclusões em termos de custo de produção, desempenho logístico e do material, foi feito um estudo comparativo entre as argamassas rodadas no canteiro e as industrializadas ensacadas utilizadas para revestimento de reboco de edifícios. As argamassas rodadas no canteiro de obras apresentaram os melhores e piores resultados no quesito resistência de aderência, avaliado através de teste de arrancamento, denotando a maior variabilidade e incerteza deste procedimento. Já no aspecto custo dos materiais e da mão de obra para produção e aplicação, a argamassa rodada no canteiro apresentou o melhor resultado (observando-se a não inclusão nesta análise do custo logístico, devido a elevada dificuldade de sua apropriação face as peculiaridades de cada obra). Apesar de não ter sido possível quantificar o custo logístico da produção das argamassas, ficou evidente que a argamassa industrializada ensacada, embora associada ao maior custo do produto, pode vir a reduzir o custo de produção e o risco de falhas produtivas (que geram desperdício e retrabalhos), sendo sua utilização associada a ganhos potenciais produtivos.

ASSUNTO(S)

logística empresarial teses. engenharia civil teses. argamassa teses. construção civil teses. materiais de construção teses.

Documentos Relacionados