As marcas na pele, as marcas no texto: sentidos de tempo, juventude e saúde na publicidade de cosméticos em revistas femininas durante a década de 90.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

O trabalho investigativo identifica como as marcas discursivas de tempo, juventude e saúde participam da construção do universo enunciativo da publicidade impressa de cosméticos, produzida na década de 90 e veiculada nas revistas femininas brasileiras Elle, Marie Claire e Claudia. Em perspectiva analítica, aborda, inicialmente, os três principais marcos teóricos da pesquisa: a) insere o tempo como categoria social e foco central de análise para o entendimento das transformações sociais nas últimas décadas do século XX; b) discute o conceito de saúde perfeita e modelos que sugerem novas maneiras de se tratar o corpo, a saúde e a beleza, na cultura contemporânea; c) situa criticamente o papel da publicidade como uma prática que reforça e instaura matrizes de sentidos e percepções sociais na atualidade. Em um segundo momento, explicita e justifica o compromisso teórico-metodológico, preferencial mas não esxclusivo, com a prática instrumental e analítica da análise de discurso. Em um terceiro momento, aborda aspectos do amplo universo discursivo da publicidade contemporânea. Ao final, realiza a análise dos anúncios publicitários de cosméticos que compõem o corpus da pesquisa, à luz do referencial teórico-metodológico apresentado ao longo do trabalho. A análise traz à mostra alguns mecanismos específicos de funcionamento da publicidade de cosméticos, ao mesmo tempo em que confirma e elucida princípios norteadores da prática discursiva e social da publicidade contemporânea.

ASSUNTO(S)

comunicação e cultura contemporâneas linguistics and discourse analysis tempo, juventude e saúde revistas femininas advertising publicidade utopia of perfect health comunicacao communication and contemporary culture cosméticos lingüística e análise de discurso time and contemporaneity cosmetics

Documentos Relacionados