As sombras do real em Austerlitz: investigação sobre a fotografia em W.G. Sebald / The shadow of reality in Austerlitz: an investigation about the photography in W. G. Sebald
AUTOR(ES)
Douglas Valeriano Pompeu
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
16/03/2012
RESUMO
No ano de 2001, foi publicado o último livro do já então célebre escritor alemão W. G. Sebald, Austerlitz. Marcado pela digressão, pelo tom melancólico, pelo emprego de remissões factuais e pelo uso de fotografias, o livro se caracteriza como um gênero híbrido entre o factual e o fictional, que também pode ser denominado de autoficção. A presente dissertação se concentra na função da fotografia em Austerlitz, valendo-se justamente de sua relação com o texto, com os limites da representação e com a memória. Embora trate-se de uma narrativa assumidamente ficcional, procurase na presente investigação averiguar como o caráter indicial da imagem fotográfica é manipulado pelo autor e como a manipulação da fotografia enquanto documento indicativo de evidência e testemunho atua na composição de uma narrativa que pode servir como uma saída para o impasse da representação na literatura e na memória pós-Auschwitz. Para tanto, a análise a seguir, embora em alguns momentos procure apresentar em sua própria estrutura o caráter digressivo da narrativa sebaldiana, foca sua atenção na tematização e na reprodução da fotografia no texto, assim como nos procedimentos poéticos revelados pelo espólio do autor, preservado em Marbach am Neckar, Alemanha.
ASSUNTO(S)
literatura alemã fotografia fotography german literatur memória memory
Documentos Relacionados
- As sombras do real em Austerlitz: investigação sobre a fotografia em W.G. Sebald
- A pós-memória em Patrick Modiano e W.G. Sebald
- Histórias da Arquitetura ou Arquiteturas da História: uma leitura de Austerlitz, de W. G. Sebald
- Alucinações e alegorias: W. G. Sebald se recorda de W. Benjamin, leitor de Paris
- Paisagem com figuras fotografia na literatura contemporânea (W. G. Sebald, Bernardo Carvalho, Alan Pauls, Orhan Pamuk): fotografia na literatura contemporânea (W. G. Sebald; Bernardo Carvalho; Alan Pauls; Orhan Pamuk)