Aspectos da construção temática de Arnold Schoenberg a partir de seus escritos teóricos sobre forma
AUTOR(ES)
Almada, Carlos de Lemos
FONTE
Per musi
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
Este artigo trata da construção temática do compositor Arnold Schoenberg, sob o ponto de vista de seus escritos teóricos sobre o assunto. Tal tipo de abordagem faz revelar, em plena atividade e em cores vivas, os traços que talvez mais caracterizem o pensamento composicional schoenberguiano, ou seja, as oposições tradição / inovação e teoria / prática. Na metodologia são utilizados exemplos extraídos de diversas fases criativas de Schoenberg (tonal, entre 1893 e 1908, e serial, 1923-51), num arco temporal do início e final de sua carreira, os quais são analisados a partir das definições que constam em obras didáticas sobre forma escritas pelo compositor, que se tornam assim o principal referencial teórico deste estudo. Pretende-se demonstrar que os tópicos teóricos elaborados por Schoenberg em seus escritos e derivados de minuciosas análises de obras dos grandes mestres (especialmente do período Clássico) servem de base consistente para sua própria prática composicional.
ASSUNTO(S)
arnold schoenberg construção temática teoria prática formas clássicas
Documentos Relacionados
- A conclusão cromática em obras de Arnold Schoenberg e Cláudio Santoro
- O mistério da criação iluminado pelo compositor Arnold Schoenberg (1874-1951)
- Sobre leitura e escritos autobiográficos: apontamentos teóricos
- Aspectos teóricos sobre a Teoria Social Cognitiva
- Limites e possibilidades da auditoria em enfermagem e seus aspectos teóricos e práticos