Atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso - Método Canguru: a proposta brasileira
AUTOR(ES)
Lamy, Zeni Carvalho, Gomes, Maria Auxiliadora de S. Mendes, Gianini, Nicole Oliveira Mota, Hennig, Márcia de Abreu e S.
FONTE
Ciência & Saúde Coletiva
DATA DE PUBLICAÇÃO
2005-09
RESUMO
Este estudo contextualiza a experiência brasileira na Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso-Método Canguru, resgatando aspectos ligados à origem do Método Canguru na Colômbia e sua utilização em diferentes países. Para sistematizar a experiência partiu-se da leitura de fontes diversas que incluíram artigos, dissertações, teses e textos oficiais produzidos pelo Ministério da Saúde. A análise do processo de implantação da Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso - Método Canguru pelo Ministério da Saúde nos permitiu mapear uma experiência distinta da encontrada em países que adotaram ou discutem o Método Canguru como estratégia de substituição de tecnologia. Por outro lado, a experiência brasileira também é mais ampla do que aquela encontrada nos países desenvolvidos e se configura como estratégia de qualificação do cuidado neonatal.
ASSUNTO(S)
humanização assistência neonatal política pública de saúde método canguru
Documentos Relacionados
- Atenção humanizada ao recém-nascido de baixo-peso (método Mãe Canguru): percepções de puérperas
- Avaliação da implantação da atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso método Canguru, no Brasil
- Conhecimentos e práticas dos profissionais de saúde sobre a "atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso - método canguru"
- Atenção humanizada ao recém-nascido de baixo-peso. Método Canguru e cuidado centrado na família: correspondências e especificidades
- Posição Canguru: efeitos imediatos nas variáveis fisiológicas do recém-nascido pré-termo e baixo peso