Atenção humanizada ao recém-nascido de baixo-peso (método Mãe Canguru): percepções de puérperas
AUTOR(ES)
Neves, Priscila Nicoletti, Ravelli, Ana Paula Xavier, Lemos, Juliana Regina Dias
FONTE
Revista Gaúcha de Enfermagem
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010-03
RESUMO
A amamentação é uma das principais práticas que promovem a saúde, estando associada à diminuição de doenças e mortalidade na infância. A partir do trabalho conclusivo de curso, estruturou o presente artigo, que objetivou conhecer as percepções de puérperas frente à utilização do método mãe canguru. De abordagem qualitativa, descritiva e de campo, realizado em Instituição Filantrópica na cidade de Ponta Grossa, Paraná, nos meses de agosto a outubro de 2006, participando seis puérperas inseridas no método mãe canguru durante a internação do bebê. Para a coleta aconteceram entrevistas semi-estruturadas e os dados foram analisados pela análise de conteúdo. Este artigo analisou duas categorias, Vivências Maternas com o Método Mãe Canguru, com as subcategorias: método mãe canguru e o aleitamento materno e vivências na prática canguru; e Conhecendo o Método Canguru. Concluiu-se que a enfermagem exerce um papel imprescindível na inserção da família ao método, a partir dos cuidados prestados.
ASSUNTO(S)
educação em saúde humanização da assistência prematuro enfermagem neonatal
Documentos Relacionados
- Atenção humanizada ao recém-nascido de baixo-peso. Método Canguru e cuidado centrado na família: correspondências e especificidades
- Atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso - Método Canguru: a proposta brasileira
- Avaliação da implantação da atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso método Canguru, no Brasil
- Conhecimentos e práticas dos profissionais de saúde sobre a "atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso - método canguru"
- Sucção do recém-nascido prematuro: comparação do método Mãe-Canguru com os cuidados tradicionais