Avaliação das instalações de máquinas em navios visando redução do uso de combustível fóssil. / Evaluation of ship machinery instalations for reducing the use of fossil fuel.
AUTOR(ES)
Gilberto Dória do Valle Filho
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
07/06/2011
RESUMO
Este trabalho trata da questão da redução de consumo de combustível fóssil em instalações de máquinas de navios. É um tema de grande interesse no momento, devido ao alto custo operacional e à emissão de poluentes decorrentes do processo da combustão desses derivados de petróleo. Apresenta-se, inicialmente o cenário atual e tendências futuras das instalações propulsoras convencionais que usam óleo pesado ou Diesel. Em seguida, são examinadas alternativas propostas para redução de consumo de combustíveis fósseis nos navios, que são enquadradas em três categorias. A primeira delas envolve possíveis melhorias de projeto para redução da demanda de energia. As outras categorias se referem ao emprego de fontes alternativas de energia, que introduzem uma força propulsora adicional, reduzindo o empuxo requerido do hélice, ou uma potência suplementar no eixo propulsor. Em ambos os casos há também uma redução de demanda de potência requerida do motor Diesel. Na seqüência, são apresentados e discutidos fundamentos termodinâmicos, com ênfase nas análises energética e exergética, como ferramentas para avaliação das máquinas dos navios. A análise exergética, diferentemente do enfoque apenas energético, é a ferramenta mais apropriada para tratar as questões ligadas ao meio ambiente, pois a própria definição de exergia está relacionada com o ambiente de referência. Finalmente, utilizando dados de um navio porta contêineres da frota nacional, é exercitado um exemplo de aplicação com as análises termodinâmicas do motor de propulsão; são também avaliadas e simuladas as diversas alternativas de melhorias e novas fontes de energia, que visam a redução de consumo de combustível fóssil.
ASSUNTO(S)
alternative fuels combustíveis alternativos combustível fóssil diesel diesel efficiency eficiência energia energy engenharia naval e oceânica exergia exergy fossil fuel máquinas marítimas marine engineering navios propulsão de navios rendimento ship machinery ship propulsion ships
Documentos Relacionados
- Alternativa para redução do consumo de combustível fóssil em uma fábrica de celulose kraft de eucalipto
- Alternativa para redução do consumo de combustível fóssil em uma fábrica de celulose kraft de eucalipto
- Utilização de células a combustível tipo PEM como alternativa na geração auxiliar em instalações elétricas de grande porte.
- Políticas energéticas automotivas e o uso dos veículos Flex Fuel.
- Produção integrada de biocombustíveis: uma proposta para reduzir o uso de combustível fóssil no ciclo de vida do etanol de cana-de-açúcar