Cinco abordagens sobre a identidade da Rabeca
AUTOR(ES)
Roderick Fonseca dos Santos
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
06/05/2011
RESUMO
A rabeca é um cordofone tangido por um arco. A introdução desse instrumento no Brasil é atribuída a portugueses e espanhóis. Sua origem mais remota é creditada à rabeca medieval. A presente dissertação aborda alguns aspectos da Rabeca na Região Nordeste. Inicia com um breve histórico sobre os antecedentes da rabeca na Europa. Apresenta características visuais comuns a um tipo de rabeca de quatro cordas muito comum no Nordeste brasileiro, aqui denominada rabeca-violino. Identifica a utilização de violinos por rabequeiros, alguns desses modificados, aqui denominados violinos-rabecas. Indica, ainda, procedimentos para adequação da rabeca a fim de atender à demanda dos novos rabequeiros, adeptos da música de espetáculo. O estudo aborda processos para o ensino de rabeca no projeto Conexão Felipe Camarão na cidade de Natal-RN, bem como a manufatura de rabecas na oficina de luteria Mestre Cícero, do mesmo projeto. Descreve o processo de construção de uma rabeca-violino pelo artesão potiguar Janildo Dantas e aborda aspectos da sua segunda profissão como construtor de rabecas. Na mesma seção, faz referência ao trabalho do luthier paraibano Fernando Antônio de Souza. Finalmente, apresenta o resultado de um experimento de percepção musical envolvendo uma rabeca e um violino, tendo a participação de 53 alunos dos cursos Técnicos Integrado de Eletromecânica e Geologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Esse experimento utiliza uma escala VAS de medição, elaborada a partir de entrevistas com rabequeiros, pesquisadores e músicos. O objetivo da pesquisa consiste em apresentar alguns aspectos culturais que envolvem a rabeca no Nordeste, entre os quais a identificação de aspectos da percepção culturalmente mediada da rabeca e do violino.
ASSUNTO(S)
percepção musical luteria organologia rabeca musica rabeca organology luthiery musical perception
ACESSO AO ARTIGO
http://bdtd.biblioteca.ufpb.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1769Documentos Relacionados
- Abordagens do turismo em zoneamentos ecológico-econômicos nas cinco regiões brasileiras
- 3 - Abordagens da neurociência sobre a percepção da obra de arte
- Comportamento da laranjeira ‘Cadenera’ sobre cinco porta-enxertos
- Memórias da Infância e da Educação: abordagens eliasianas sobre as mulheres
- Sobre a identidade literária austríaca