“Cinema Brasileiro e Realidade Social”, de Paulo Emílio Salles Gomes
AUTOR(ES)
JOUSSELANDIÈRE, VICTOR SANTOS VIGNERON DE LA
FONTE
Estudos Avançados
DATA DE PUBLICAÇÃO
2023
RESUMO
RESUMO O objetivo deste artigo é comentar a conferência “Cinema Brasileiro e Realidade Social”, escrita no início dos anos 1960 por Paulo Emílio Salles Gomes. Mais especificamente, trata-se de identificar as tensões que atravessam a obra do crítico paulista num período marcado pela emergência de uma nova produção cinematográfica e pelas discussões em torno do desenvolvimento econômico do país. De maneira significativa, a conferência se apropria da obra Formação da literatura brasileira, de Antonio Candido de Mello e Souza, de modo a apresentar de uma maneira particular uma “tomada de consciência” acerca do cinema brasileiro, de sua situação e de suas possibilidades.
Documentos Relacionados
- Paulo Emílio Salles Gomes: a compreensão da realidade brasileira através da crítica de cinema
- Eficácia política de uma crítica: Paulo Emílio Salles Gomes e a constituição de uma teia interpretativa da história do cinema brasileiro
- Empenho político e cultural em Paulo Emílio Salles Gomes: 1935-1945
- Sobre o neoliberalismo intelectual. Um estudo sobre o papel intelectual desempenhado por Paulo Emilio Salles Gomes na sociedade brasileira
- A crítica engajada de Paulo Emílio: cinema, subdesenvolvimento e seus impasses