CINEMA BRASILEIRO E SUAS POSSIBILIDADES COMO FORMA DE PENSAMENTO ENSAÍSTICO: UM PERCURSO ATRAVÉS DE SÃO-BERNARDO, VIDAS SECAS E INSÔNIA / BRAZILIAN CINEMA AND ITS POSSIBILITIES AS A WAY OF THOUGHT IN THE MODE OF AN ESSAY: A ROUTE THROUGH SÃO-BERNARDO, VIDAS SECAS AND INSÔNIA

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Esta dissertação pretende, através do exame de três filmes transcriados de livros de Graciliano Ramos, São Bernardo, Insônia e Vidas-Secas e por intermédio de uma escrita ensaística, tecer considerações sobre a relação do cinema com a literatura e, principalmente, considerações sobre a construção da historiografia do cinema brasileiro. Analisamos, dentro deste percurso histórico, principalmente os períodos do Cinema Novo e do cinema brasileiro contemporâneo (1995 até os dias de hoje), buscando novas reflexões para esses períodos, que fujam daquelas consagradas pela historiografia dominante sobre o cinema brasileiro.

ASSUNTO(S)

graciliano ramos cinema brasileiro brazilian literature literatura brasileira graciliano ramos brazilian cinema

Documentos Relacionados