Comportamento estrutural de ligações tubulares T e KT. / Comportamento estrutural de ligações tubulares do tipo T e KT behavior of structural hollow section joints type "T" and "KT".
AUTOR(ES)
Nívia dos Santos Lima
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
01/03/2012
RESUMO
Os perfis tubulares sem costura são largamente utilizados em diversos países, porém, no Brasil, o uso desses perfis era bastante limitado, restringindo-se praticamente a coberturas espaciais. A situação do mercado brasileiro começou a se alterar em razão da maior oferta desses perfis proporcionada pelo início da produção pela V&M do BRASIL no ano de 2000, sendo assim diante da novidade da tecnologia, impõe-se a necessidade de divulgação e implementação do uso desse tipo de perfil, além de uma ampliação do número de trabalhos de pesquisa para melhor compreensão de seu comportamento estrutural. O presente trabalho apresenta uma análise paramétrica de ligações tipo KT e T, através da determinação da resistência última da ligação obtida pelo critério de deformação limite proposto por diversos pesquisadores, comparando os resultados com as prescrições do Eurocode 3, do Projeto de Norma Brasileira e do CIDECT. Adicionalmente procedeu-se na comparação do comportamento numérico global do nó de uma treliça, com a análise do comportamento numérico do nó isolado. As ligações objeto deste estudo são compostas por perfil tubular retangular (RHS) no banzo e perfis circulares (CHS) nas diagonais e montantes. Os modelos em elementos finitos, foram desenvolvidos no programa Ansys 12.0, as não-linearidades físicas e geométricas foram incorporadas aos modelos, a fim de se mobilizar totalmente a capacidade resistente da ligação. Concluiu-se entre outras coisas que. para o nó da treliça em estudo neste trabalho, o carregamento de projeto máximo permitido através do dimensionamento pelas normas fica a favor da segurança quando comparado com o critério de deformação limite.
ASSUNTO(S)
estruturas metálicas ligações tubulares análise numérica método dos elementos finitos análise não linear engenharia civil metal structures tubular joints numerical analysis finite element method nonlinear analysis
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4269Documentos Relacionados
- Comportamento estrutural de ligações tubulares T e KT.
- Estudo teórico experimental de ligações "T" e "KT", em perfis tubulares de aço
- ANÁLISE TEÓRICA-EXPERIMENTAL DE LIGAÇÕES TIPO T, K E KT COM PERFIS METÁLICOS TUBULARES.
- ANÁLISE DE LIGAÇÕES DE PERFIS TUBULARES EM AÇO DO TIPO K E KT
- Análise numérica paramétrica de ligações tipo “T”, “K” e “KT” compostas por perfis tubulares de seção retangular e circular.