Comunicação Organizacional e Governança Corporativa: uma intersecção possível? / Comunicação Organizacional e Governança Corporativa: uma intersecção possível?
AUTOR(ES)
Juliana Fedak Sabbatini
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
Esta tese investiga uma possível correlação entre as políticas de comunicação organizacional e as práticas de governança corporativa no universo empresarial, tendo como pano de fundo as profundas transformações no ambiente econômico, político, social e cultural a partir da segunda metade do século XX. Utilizando-se de extensa revisão bibliográfica como principal ferramenta metodológica e de uma pesquisa de campo com 22 empresas (que representam mais de 50% do valor de mercado de todas as empresas de capital aberto do Brasil), buscou-se construir a trajetória tanto da comunicação organizacional e seu corpus teórico, como da governança corporativa; tentando assim, observar os elos de intersecção existentes entre elas, tanto do ponto de vista teórico, como do ponto de vista de testes estatísticos. O estudo defende a tese de que processos de comunicação mais transparentes, colaborativos e integrados, além de heterogêneos no atendimento das diferentes demandas dos diversos stakeholders presentes na organização, são determinantes na construção de boas práticas de governança corporativa; ou seja, a intersecção positiva aqui identificada pode contribuir de forma decisiva para uma melhor capacitação e adaptação das empresas às profundas transformações presentes no cenário competitivo do capitalismo contemporâneo.
ASSUNTO(S)
companies comunicação organizacional corporate governance empresas gestão organizacional governança corporativa organizational communication organizational management transformações transformations transparência transparency
Documentos Relacionados
- Cultura organizacional e liderança: uma relação possível?
- As relações públicas e a educação corporativa: uma interface possível
- GOVERNANÇA CORPORATIVA: UMA PROPOSTA PARA O CONGLOMERADO ECONÔMICO LAGES.
- Maturidade em governança corporativa: uma pesquisa aplicada às entidades EIRELI
- Governança corporativa: as lições de Índia e China