Concerto para piano e orquestra n 1 de Villa-Lobos: um estudo analítico-interpretativo. / Concert for piano and orchestra n. 1 by Villa-Lobos: an analytical-interpretative study.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

A dissertação Concerto para Piano e Orquestra no. 1 de Villa-Lobos: Um estudo analítico-interpretativo abrange aspectos do contexto histórico, composicional e de performance da obra. No primeiro capítulo, Introdução e contexto histórico, o concerto é situado enquanto produção pós 1930, enfatizando as características neoclássicas predominantes neste período, como também, aspectos estilísticos e influências de compositores russos e franceses. No segundo capítulo, A politonalidade das teclas brancas e pretas, é demonstrado através de significativas amostras que perpassam os quatro movimentos, o uso intencional por Villa-Lobos de padrões variados de combinação entre tecla preta e branca. As amostras são divididas em três tipos de uso da politonalidade, que são analisados em seus aspectos composicionais e de performance. O terceiro capítulo, Coerência motívica, objetiva demonstrar que a edificação melódica e harmônica do concerto está baseada no contraponto simétrico que o inicia. A teoria dos conjuntos é utilizada como ferramenta para testificar essa relação, demonstrando uma intencionalidade do compositor ao proporcionar uma coerência motívica e estrutural que se mantém nos quatro movimentos. O quarto capítulo, Gestos interpretativos, aborda, a partir da análise da cadência, os principais gestos presentes no concerto, seguidos de comentários sobre sua estruturação, funcionalidade e execução. O quinto capítulo, a Conclusão, caracteriza-se por um fechamento das idéias levantadas, enfatizando a necessidade e utilidade do processo analítico para a condução eficaz de um caminho interpretativo.

ASSUNTO(S)

piano - estudo música para piano música - interpretação (fraseado e dinâmica) orquestras heitor villa-lobos musica

Documentos Relacionados