Contribuições do arranjo para a construção de sentido na canção brasileira: análise de três canções de Milton Nascimento.
AUTOR(ES)
Kristoff Silva
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
27/10/2011
RESUMO
A pesquisa aqui empreendida tem como principal instrumento a teoria erigida por Luiz Tatit, conhecida por Semiótica da Canção, cujo modelo para análise de canções tem sido freqüentemente adotado no contexto acadêmico. Nossa intenção foi a de investigar por quais recursos o pensamento musical atua na configuração e ampliação do sentido cancional, observando os deslizamentos de sentido que o arranjo provoca numa composição, ao acentuar um ou outro dos diversos aspectos envolvidos na relação letra/melodia. Em suma, nosso principal objetivo foi aplicar os mesmos conceitos que estão na base da Semiótica da Canção ao estudo dos elementos do arranjo. Para tanto foram escolhidas três canções, Cais, Um gosto de sol e Que bom, amigo, todas de autoria de Milton Nascimento (as duas primeiras compostas em parceria com Ronaldo Bastos). São canções que apresentam no arranjo a mesma passagem melódico/harmônica, interpretada com instrumentações diferentes e de diferentes maneiras, integrando a estrutura da canção.
ASSUNTO(S)
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8RCGXTDocumentos Relacionados
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