Cortázar : cinema e performance em Um tal Lucas: cinema e performance em Un tal Lucas
AUTOR(ES)
Julia Morena Silva da Costa
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
Este estudo aborda as relações entre literatura, cinema e performance em Un tal Lucas , de Julio Cortázar. Para tanto, utilizamos os conceitos de montagem clássica e montagem intelectual, bem como de seus recursos, de performance, performer e texto performático. São destacados momentos da vida do escritor que subsidiam suas posturas ideológicas, visando compreender suas escolhas estéticas e sua proximidade com a dialética - conceito fundamental para compreender a montagem cinematográfica proposta por Eisenstein. Também enfatizamos o caráter performático da escrita de Cortázar, por meio das relações entre ficção e biografia, hibridismo de artes e da memória que pulsa em sua escrita
ASSUNTO(S)
cinema e literatura. teses. linguagem cinematográfica teses. escritores argentinos crítica e interpretação teses. performance (arte) teses. literatura teses. política e cultura américa latina teses. cortázar, julio, 1914-1984. tal lucas crítica e interpretação teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7PRKWEDocumentos Relacionados
- Mendigos e ricos nas palavras de Jesus segundo Lucas: uma análise de Lucas 6,20-26
- A busca de sentido e os buscadores de Deus no Evangelho de Lucas: um desafio aos cristão de classe média
- A volta a Cortázar pelo cinema e a literatura
- Cortázar plural : um passeio pelos espaços ficcional, crítico e pedagógico.
- Superfície de imagens : o tema do olhar em Borges e em Cortázar