Dois estudos de caso do trompete no choro: Flamengo de Bonfiglio de Oliveira e Peguei a Reta de Porfírio Costa
AUTOR(ES)
Pedro Francisco Mota Junior
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
22/06/2011
RESUMO
Estudo acerca das escolhas interpretativas contidas em gravações de dois choros históricos: Flamengo composto pelo trompetista-compositor Bonfiglio de Oliveira (1891-1940) e Peguei a Reta composto pelo trompetista-compositor Porfírio Costa (1913-?). Uma análise comparativa foi realizada entre essas duas gravações mais antigas juntamente com outras duas mais recentes. A comparação do choro Flamengo foi feita entre as gravações de OLIVEIRA em 1931 e Silvério PONTES em 2000. Por outro lado, a comparação interpretativa do choro Peguei a Reta foram realizadas entre as gravações de COSTA em 1948 e de Joatan NASCIMENTO em 2002. Os resultados provenientes deste estudo comparativo, revelam características de práticas de performance específicas de cada intérprete e traços estilísticos de suas épocas. Inclui contexto histórico sobre a utilização do trompete no choro, além de uma lista de composições de Bonfiglio de Oliveira e Porfírio Costa. Ao final encontramos também as transcrições em leadsheet dos dois choros analisados a partir de escuta atenta das gravações históricas.
ASSUNTO(S)
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8T7NNXDocumentos Relacionados
- Choro: uma proposta de ensino da técnica violonística.
- Módulo experimental para o ensino de choro: um estudo descritivo.
- Horizontalidade e verticalidade: dois modelos de improvisação no choro brasileiro
- Uma trajetória estilística do choro: o idiomatismo do violão de sete cordas, da consolidação a Raphael Rabello
- A guitarra elétrica no choro: uma análise de Odeon de Ernesto Nazareth na gravação de Olmir Stocker (Alemão)