Educação não-formal e desenvolvimento local : a experiência da Associação de Mulheres de Vitória de Santo Antão para o empoderamento dos jovens de Piritúba.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

03/07/2008

RESUMO

Este trabalho analisa as ações educativas do Centro das Mulheres de Vitória de Santo Antão-CMV como possíveis vetores do desenvolvimento local. Uma questão específica foi tentar compreender a relação entre os trabalhos educativos de formação política executada através de uma linha de ação do Centro das Mulheres de vitória, chamada Projeto Educar com os jovens, analisando o nível de empoderamento voltado para a organização coletiva como, reivindicação e participação política e as questões de gênero por se tratar de uma ONG de base Feminista. O local do estudo foi a Comunidade de Pirituba, situada na periferia do Município de Vitória. A análise da pesquisa indicou que existe uma ligação entre os trabalhos educativos do CMV e os processos de empoderamento que ocorrem tanto a nível coletivo envolvendo a dimensão política de organização da comunidade como a nível individual envolvendo a auto-estima das pessoas. Foi identificado que a ONG funciona como entidade de articulação que ajuda a dar visibilidade e apoio às mobilizações políticas favorecendo o desenvolvimento local. Contudo, trabalhar as relações sociais constitui um processo complexo por se tratar de mudanças históricas que não ocorre de forma igualitária num grupo de pessoas.

ASSUNTO(S)

ongs vitória de santo antão (pe) extensao rural movimentos sociais educação desenvolvimento local non-formal education local development social moviments

Documentos Relacionados