Efeito do volume de terra no desenvolvimento das plantas de feijão e milho, na absorção do fósforo e no valor L (³²P) / Effect of soil volume on bean and corn plant growth, P uptake and L value (³²P).

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Estudou-se em casa-de-vegetação o efeito do volume de terra no desenvolvimento das plantas de feijão e milho, na absorção de fósforo pelas culturas e na determinação do P isotopicamente trocável (Valor L), em função do periódo de desenvolvimento dessas culturas e dois níveis de fertilidade do solo quanto ao fósforo. Avaliou-se também o efeito do P na planta proveniente da semente no cálculo do Valor L (L: valor L calculado sem descontar o P proveniente da semente e L (-Ps): valor L calculado descontando o P proveniente da semente). O estudo foi realizado com Latossolo Vermelho-amarelo em vasos plásticos contendo: 0,5; 1,0; 2,0; 4,0; 8,0; 12,0 e 18,0 L de terra; com e sem adubação de P (50 mg kg-1 terra de P) e colhendo as plantas em dois períodos: 30 e 50 dias após a germinação. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com 3 repetições no esquema fatorial 7x2x2. As variações nos períodos de colheita e níveis de fertilidade são representadas por: E1F1 (30 dias, sem adubação), E1F2 (30 dias, adubado), E2F1 (50 dias, sem adubação) e E2F2 (50 dias, adubado). A concentração de P nas plantas não foi um parâmetro adequado para estabelecer o estado nutricional das plantas e os vasos de 0,5 e 1,0 L tiveram desenvolvimento prejudicado e conseqüentemente no conteúdo de P, não sendo também adequados para determinação do valor L. Houve efeito do P na planta proveniente da semente no valor L para volumes de terra menor que 4,0 L para plantas de feijão e 8,0 L para plantas de milho. O volume de terra de 2,0 L é recomendado para estudos do valor L e L (-Ps) em plantas de feijão para as seguintes variáveis: E1F1, E1F2, E2F1 e em plantas de milho para E1F1 e E2F1. Para valor L e L (- Ps) em plantas de feijão para E2F2 e em plantas de milho para E1F2 e E2F2, recomenda-se o volume de terra de 4,0 L. A maior produção de massa seca e de conteúdo de P em plantas de feijão E1F2 foram obtidos com 12,0 L. Vasos com volume de terra de 13,0 L são os indicados para avaliação do desenvolvimento em plantas de milho E1F2 e E2F1. Com 14,0 L de terra obteve-se o maior conteúdo de P e massa seca em plantas de feijão E1F2 e conteúdo de P em plantas de milho E1F1. O volume de terra de 15,0 L é indicado para conteúdo de P em plantas de milho E1F2. Para a obtenção da máxima produção de massa seca em feijão em ambos os solos e épocas (E2F1 e E2F2) e milho no solo adubado e 50 dias (E2F2), assim como para conteúdo de P para feijão no E2F1 e E2F2 e milho E2F2, há necessidade de se usar vaso com volume de terra maior que 18,0 L.

ASSUNTO(S)

raízes roots p isotopicamente trocável conteúdo de p na planta pot experiments seed derived p ensaios em vasos plant p content p proveniente da semente isotopically exchangeable p

Documentos Relacionados