Efeitos da melatonina pineal sobre a neurogênese de ratos submetidos ao treinamento físico aeróbio.
AUTOR(ES)
Raphael Afonso de Matos
FONTE
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
DATA DE PUBLICAÇÃO
2014
RESUMO
Melatonina é um hormônio produzido principalmente pela pineal, possui caráter temporizador do meio interno, ação antioxidante, neuroprotetora e neurotrófica. Outro fator que age nos processos de neuroplasticidade é o exercício físico. Este é responsável por alterar parâmetros metabólicos nos animais, e trabalhos do nosso grupo demonstraram que tais adaptações metabólicas em ratos dependem da melatonina pineal. Diante disso investigamos se as adaptações neuroplásticas em ratos submetidos ao treinamento físico também estariam relacionadas à presença deste neuro-hormônio. Nossos resultados demonstram que a melatonina não influenciou a expressão gênica e quantificação proteica de indicadores da neurogênese, somente a realização do treinamento físico alterou alguns dos parâmetros avaliados. Os níveis de corticosterona se mostraram alterados nos animais pinealectomizados. A avaliação da expressão gênica circadiana com oito pontos ao longo das 24 horas revelou o comportamento variável do mRNA de algumas proteínas atreladas ao processo de plasticidade hipocampal
ACESSO AO ARTIGO
https://doi.org/10.11606/D.42.2014.tde-11032015-183414Documentos Relacionados
- Efeitos da suplementação com melatonina e do treinamento físico aeróbio sobre o perfil metabólico de ratos diabéticos induzidos por estreptozotocina.
- Expressão/funcionalidade de vias noradrenérgicas ascendentes ao hipotálamo: efeitos da desnervação sino-aórtica e do treinamento aeróbio.
- Ações da metilecgonidina sobre a síntese de melatonina na glândula pineal de ratos.
- Efeitos do treinamento físico aeróbio em alta intensidade na musculatura esquelética de ratos infartados
- Efeitos do treinamento físico e destreinamento sobre o tecido ósseo de ratos Wistar submetidos à dieta hiperlipídica